Sem categoria

Unesco planeja investimentos na Palestina

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, disse na última segunda-feira (31/10) que a Organização vai investir em educação e preservação do patrimônio histórico no novo Estado-Membro, a Palestina. Em discurso na sede da Unesco em Paris, ela também admitiu que o fim do financiamento americano causado pela nova adesão prejudica seriamente o orçamento.

“Quero dizer que a Unesco quer fazer grandes investimentos na preservação do patrimônio e no estabelecimento de um plano de gestão durável dos locais históricos de Tell Balata, do parque arqueológico e dos mosaicos de Qatar Hisham, além da Basílica da Natividade e do museu de Riwaya em Belém”, afirmou.

Bokova afirmou que ouve todos os dias, “mais forte que nunca”, o apelo do povo palestino para intensificar o engajamento da Unesco e reforçar sua ação nesta área. “Em resposta, quero reafirmar que vou seguir essa operação com a profunda convicção de que a qualidade do sistema educativo, o dinamismo da cultura e o pluralismo das mídias são os fundamentos sólidos de toda a sociedade.”

A diretora-geral da Unesco não escondeu sua preocupação com a questão orçamentária, diante da polêmica com os Estados Unidos. “Estou preocupada com que possamos confrontar a situação que poderá corroer a Unesco como uma plataforma para o diálogo. Estou preocupada com a estabilidade do nosso orçamento.”

Ela admitiu o problema, mas reafirmou sua confiança no trabalho da Organização. “É bem conhecido que fundos de nosso maior contribuinte, os EUA, podem ser colocados em perigo. Acredito que seja responsabilidade de todos garantir que a Unesco não sofra indevidamente.”

Fonte: ONU-BR