Sem categoria

"Xingu" tem première mundial no Amazonas Film Festival

Escolha mais do que apropriada, o filme "Xingu" – dirigido por Cao Hamburger (de "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias") e que conta a saga dos irmãos Villas-Bôas na defesa do povo indígena – terá sua primeira exibição pública nesta quinta (3), na abertura da oitava edição do Amazonas Film Festival, em Manaus.

A produção, que comemora os 50 anos do Parque Indígena do Xingu, ficou a cargo da O2 de Fernando Meirelles (diretor do premiado "Cidade de Deus" e que também é presidente de honra do evento) e só deve chegar oficialmente aos cinemas brasileiros em abril do próximo ano. Além do diretor e dos produtores, a première contará ainda com a presença de alguns atores do filme, como Felipe Camargo e João Miguel.

Durante sete dias, o Amazonas Film Festival exibirá 33 filmes vindos de dez países e terá mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A lista dos concorrentes inclui os nacionais "Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renata Ciasca, e "O Carteiro", de Reginaldo Faria, além do vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, o iraniano "A Separation", de Asghar Farhadi.

Haverá também uma programação paralela, com seminários e até mesmo um concurso de roteiros. Além disso, o ator Tonico Pereira (o Mendonça da série "A Grande Família") receberá uma homenagem pela carreira e apresentará uma exibição especial do filme "O Cego que Gritava Luz", que ele estrelou em 1996.

Fonte: Paula Cleto, do Valor Econômico