PCdoB: Amazonas realiza maior conferência de sua história

Com mais de 15 mil mobilizados, o PCdoB/AM realiza neste fim de semana sua XVI Conferência Estadual. Devem participar mais de 450 delegados oriundos de 61 municípios do Amazonas. Durante o processo, o partido atingiu a marca de 22 mil membros e é o maior em número de filiados do Estado.

Conferência

A presidente do PCdoB/SP, Nádia Campeão, e o secretário nacional sindical, Nivaldo Santana, participam da conferência no Amazonas.

“O processo de conferência é rico porque fomenta o debate, incentiva a filiação e ajuda na construção do partido”, avalia Edilon Queiroz, presidente do PCdoB/AM. Segundo ele, a XVI conferência é a maior já realizada pela legenda. “Não só em número de mobilizados, mas de filiados e de alcance no estado que tem dimensões continentais (1,5 milhões de quilômetros quadrados)”, afirmou.

Uma das novidades desta edição é a eleição eletrônica. “Estamos desenvolvendo um sistema para eleger a nova direção. O objetivo é agilizar o processo e facilitar a contagem dos votos”, disse o secretário estadual de organização, AntonioLevino.

Para organizar a eleição, está em Manauso analista de sistemas baiano, Luiz Elias. Ele desenvolveu um programa para a votação. “A eleição acontecerá simultaneamente em até 21 terminais. Isso vai agilizar a votação”, explicou.

Revista
Uma revista de 40 páginas traz o documento de balanço, plano de metas, história do partido no Estado, quadro das direções municipais e composição da nova direção. “Ficou uma publicação bonita e que pode servir de modelo para outras localidades”, enfatizou Antônio Levino.

O balanço da atuação do PCdoB no Estado mostra, entre outras coisas, uma análise das eleições 2008 e 2010, os rumos que o partido tomou ao longo dos últimos dois anos e a avaliação das decisões tomadas. “O histórico ajuda a entender o presente e o futuro do partido no Amazonas”, afirmouLevino.

Municípios

Dos 61 municípios aonde há partido organizado, pelo menos 50 realizaram conferências municipais. Desse total, 46 cidades já confirmaram presença. Depois de Manaus – que mobilizou 5.525 pessoas –, Maués foi a cidade que mais reuniu filiados – 414 – e elegeu 21 delegados.

Direção

A nova direção do PCdoB terá a missão de dirigir o partido pelos próximos dois anos. Na composição, foram levados em conta o tempo de filiação, o cumprimento das tarefas e obrigações, além de aliar renovação com permanência. A proposta da nova direção tem 42 membros do atual comitê e 21 novos dirigentes, sendo 30% de mulheres. Há 17 membros da frente institucional, sete da juventude, oito sindical, seis da frente de mulheres, oito membros de direção (comitê central, presidente e secretário de organização), quatro lideranças populares e do campo, dois da intelectualidade, um da frente orgânica e dez lideranças municipais.

Programação

A XVI Conferência Estadual do PCdoB inicia no sábado, às 9h, com a realização do ato político de abertura; em seguida, aprovação do regimento interno, apreciação do documento de balanço e debate sobre composição da nova direção.

No domingo, iniciam os debates sobre o documento de balanço e direção. A eleição para a nova direção acontece às 16h, seguida da eleição do presidente do PCdoB/AM. O encerramento está previsto para às 18h.