PCdoB-AM encerra conferência e reelege Edilon Queiroz presidente

O metalúrgico Edilon Queiroz foi reeleito presidente do PCdoB no Amazonas para os próximos dois anos. Além dele, a 16ª Conferência Estadual do Partido – encerrada neste domingo (6) – definiu sua nova direção que terá, entre outras missões, coordenar as eleições municipais de 2012 e se preparar para 2014.

Conferência 2 - Luzimar Bessa

Para o ano que vem, a intenção do PCdoB é eleger pelo menos 15 prefeitos comunistas no Estado. Em 2008, o partido elegeu prefeitos em dois municípios: Japurá e Anamã.

Leia também

Vanessa Grazziotin avalia positivamente conferência estadual
 

“Assumir o comando de um partido com 34 anos de história no Estado como o PCdoB é preciso ter muita responsabilidade. Afinal, o PCdoB é um partido que está construindo um futuro para o Amazonas e para o País”, declarou Edilon.

A composição do novo Comitê Estadual levou em conta alguns critérios, entre eles a atuação nas frentes de atuação, tempo de partido e cumprimento do estatuto. Houve algumas exceções no critério de tempo de filiação com a justificativa de investimento.

A divisão por frente de atuação foi classificada da seguinte forma: institucional (17), juventude (7), sindical (8), mulheres (6), direção (8), lideranças populares e do campo (4), intelectualidade (2), orgânico (1) e dirigentes municipais (10).

Outro critério foi a aliança entre os itens permanência e renovação. Do total de membros, 21 são novos dirigentes.

Perfil

Formado por 63 membros, 30% do novo comitê estadual é composto de mulheres.. “Os membros do Comitê Estadual devem cuidar duplamente do título de militante comunista, cultivando elevados padrões éticos e morais, de solidariedade ao povo e respeito à coisa pública”, explicou o secretário de organização, Antonio Levino.

A nova direção do PCdoB tem em média 42 anos. O mais velho tem 63 anos e o mais novo, 18. É composta por estudantes, parlamentares, sindicalistas, agricultores, lideranças de movimentos sociais, profissionais liberais, professores, etc.

Sua maioria é natural do Amazonas, mas há dirigentes nascidos no Pará, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e Santa Catarina.

Balanço

Do total de 61 cidades aonde há presença do PCdoB no Amazonas, 41 participaram da conferência deste fim de semana. Trezentos e sessenta e oito delegados foram credenciados, sendo 209 da capital e 159 do interior. “É uma marca histórica para nós”, afirmou Levino.

Participaram da votação 278 pessoas, o equivalente a 75% dos credenciados. A eleição aconteceu de forma eletrônica, em 16 terminais, o que facilitou e agilizou o processo.

O agricultor Antonio Sampaio Moreira aprovou a eleição eletrônica, mesmo com dificuldade de usar o computador. “Achei bacana. É a primeira vez que mexo no computador”, contou.

José Bessa da Silva, 73, também agricultor, ficou feliz de participar da conferência. Ele é da comunidade São Sebastião Cueiras, a cinco horas de barco de Manaus, e disse que filiou-se ao PCdoB pois, na opinião dele, o partido se importa com os moradores do campo. “É um partido voltado para o agricultor”, comemorou.

De Manaus,
Mariane Cruz