PCdoB: Conferência foi positiva na avaliação da senadora Vanessa

Representantes dos 61 municípios do Amazonas vieram para Manaus, neste fim de semana, para participar da XVI Conferência estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A proposta de ouvir e ser ouvido mobilizou todos estes delegados, prova de que o partido jamais perdeu sua principal característica, que é a militância política.

Na avaliação da senadora Vanessa Grazziotin, este encontro foi extremamente positivo para o fortalecimento do partido e a reafirmação do seu projeto político. “Isso é fundamental para que possamos avaliar o nosso desempenho político atual e também para fazer o planejamento para o futuro. Esse debate aberto, democrático e que durou um fim de semana inteiro nos traz muito mais que articulação para o próximo pleito”, comentou Vanessa antes de afirmar que muitos partidos consideram estas conferências perda de tempo e que para o PCdoB, este tipo de encontro tem grande importância.

Luta pela igualdade de gêneros
Um dos temas recorrentes na tribuna do auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas, foi o da luta pela igualdade de gênero, uma das principais bandeiras do partido. Representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), que também são filiadas ao PCdoB, lembraram que apesar dos avanços, há muito o que se fazer para que as mulheres caminhem lado a lado com os homens, na construção de uma sociedade mais justa.

Atualmente o PCdoB possui 9 representantes nas câmaras municipais de todo o Estado e Vanessa Grazziotin no senado federal, mas há intenção de que 30% dos candidatos eleitos em 2012 pelo partido sejam mulheres.

Para que essa meta seja cumprida, o núcleo que comanda a luta contra as diferenças de gênero abordou temas como a descriminalização do aborto e da saúde da mulher de maneira mais genérica, não apenas como mera reprodutora, além de sua integridade física e psicológica.

No primeiro dia da conferência, o governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou, em primeira mão, que cada município do interior do Estado terá um mamógrafo. O aparelho é essencial para o exame de mamografia, que atualmente é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama. A doença, de acordo com dados da Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCECON), é a o segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina do Estado.

De Manaus,
Daniela Lopes