Conferência comprova crescimento do PCdoB na Bahia

Exitosa e representativa do momento vivido pelo partido. Assim a direção do PCdoB na Bahia avalia a Conferência Estadual realizada no sábado e domingo (5 e 6/11), em Salvador. O evento se mostrou grandioso desde a abertura, que reuniu mais de mil pessoas, entre delegados e convidados, como o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), a vice-presidente do PCdoB, Luciana Santos, e o ex-ministro Orlando Silva. A Conferência também inovou em eventos comunistas e foi transmitido ao vivo pela internet.

“O ato de abertura já revelou o tamanho da Conferência, no ponto de vista da representatividade política e dos compromissos que o partido tem e das relações políticas que construiu aqui na Bahia. A presença do governador, de representantes de tantos partidos aliados e os pronunciamentos de reconhecimento do papel, do respeito para com o partido e suas lideranças, nos enche de ânimo e de convicção de que saímos daqui com muito mais força, muito mais preparados para as batalhas do futuro, principalmente, a batalha de 2012”, destacou o presidente reeleito do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida.

A eleição da nova direção do Comitê Estadual foi um dos pontos altos da Conferência. A consulta e a votação através de urnas eletrônicas dinamizaram o processo e simplificaram a escolha dos 63 integrantes do Comitê. Ao final do processo, a chapa proposta pelo Comitê Cessante foi eleita com ampla maioria, mostrando que foi acertada a sua composição com nomes de diversas regiões do estado e segmentos de atuação do partido.

Em reunião logo em seguida, o Comitê reelegeu o deputado Daniel Almeida para a presidência do partido e marcou a primeira reunião ordinária para os dias 3 e 4 de dezembro, quando serão eleitos a nova Comissão Política e o novo Secretariado Estadual. Até lá, os antigos dirigentes tocam os trabalhos de suas pastas, como o secretário de Organização, Davidson Magalhães, que capitaneou um amplo processo de mobilização para a Conferência, com a realização de etapas preparatórias em 305 municípios do estado, o que resultou na eleição de 667 delegados e delegadas. “Isso representa mais de 17 mil mobilizados, pois o critério é de um delegado para cada 30 mobilizados. Portanto é uma representatividade muito grande, que também consolida este ciclo que se encerra aqui com esta direção de levar o partido a toda a Bahia”, reforçou o secretário de Organização, Davidson Magalhães.

Em toda a Bahia

Ao que tudo indica a meta de levar o PCdoB a toda a Bahia continuará a ser perseguida pelo novo Comitê Estadual. Logo após o anúncio de que permaneceria à frente do partido, o deputado Daniel Almeida reforçou o desejo de fazer o PCdoB chegar aos quatro cantos da Bahia. “Já estamos organizados em mais de 400 municípios falta pouco para chegarmos aos 417 e devemos atingir isso até o final do ano. Assim, chegaremos a 2012 com muito mais força”, disse Almeida, lembrando que o partido já tem 92 pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas no estado, além de milhares de postulantes a vagas nas câmaras municipais.

“Quem disse que nós, porque saímos do movimento social não temos condições de administra? Chegou a hora de afirmarmos a nossa capacidade de gerir, de analisar e de lutar, mas não apenas no papel de coadjuvante, e sim, alternadamente, respeitando os aliados, passar a protagonizar governos municipais, para afirmar a nossa identidade de se comunicar com o povo”, reforçou os argumentos dos comunistas a deputada federal Alice Portugal, pré-candidata à Prefeitura de Salvador, uma das cidades estratégicas para o PCdoB.

Conectado ao mundo

Embora a meta do Comitê Estadual seja só levar o partido a toda a Bahia, pelo menos durante a Conferência Estadual ele chegou ao mundo, através do uso das novas tecnologias. Além de transmitir o evento ao vivo pela internet nos dois dias, a organização da Conferência disponibilizou ainda uma rede de internet sem fio para que os delegados e delegadas pudessem acessar e-mails, atualizar páginas pessoais ou que sabe postar suas impressões sobre o evento em blogs e cantas de twiter. A imprensa também teve acesso facilitado à Conferência e aos dados relacionados à sua organização.

No domingo a Conferência recebeu também a visita do ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e da segunda secretária, Zhou Yougmei. Os dois são integrantes do Partido Comunista da China e foram convidados pelo diretor presidente da Agência Nacional do Petróleo e dirigente Nacional do PCdoB, Haroldo Lima, amigo de Zhu, mas a presença deles mostrou como o PCdoB Bahia tem contatos em várias partes do mundo.

A consulta foi em formulário de papel, mas o foco principal da pesquisa realizada pelas secretarias de Comunicação e Formação com os militantes presentes à Conferência foram seus hábitos de acesso à informação. O uso da internet, a consulta aos veículos de comunicação do partido, principalmente o Portal Vermelho tiveram destaque no questionário que foi respondido por 437 pessoas, graças ao esforço da equipe de coleta de dados.

De Salvador,
Eliane Costa