Sem categoria

Com Tatto, PT tem três pré-candidatos em S. Paulo

O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) é o terceiro pré-candidato petista a se inscrever para o processo de prévias à sucessão municipal em São Paulo. Hoje (7), é o último dia para inscrições dos candidatos do partido concorrerem nas prévias do município, que vai definir um nome até o dia 27 de novembro. Enquanto isso, articuladores favoráveis à candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, atuam para evitar a disputa interna.

Além de Tatto, o também deputado Carlos Zarattini e o próprio Haddad já tinham entregado o número de assinaturas de filiados ao PT na capital paulista ao diretório municipal. O trâmite é uma exigência do estatuto partidário para prévias.

Haddad conta, no entanto, com apoios de peso como o apadrinhamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua sucessora, Dilma Rousseff. O senador Eduardo Suplicy anunciou, no domingo (6), seu apoio. Ele era um dos cinco pré-candidatos dispostos a concorrer nas prévias.

Na semana passada, a senadora Marta Suplicy também retirou sua intenção de disputar. Ela disse considerar que um processo de prévias poderia promover rachas no partido, comprometendo as chances de sucesso eleitoral.

Tatto e Zarattini têm defendido que os três nomes remanescentes cumprem um mesmo requisito defendido por Lula para apoiar Haddad: são caras novas em disputas majoritárias. Mesmo assim, os defensores da candidatura de Haddad acreditam que nos próximos dias haverá recuo dos deputados petistas.

Depois de participar de um ato por sua pré-candidatura, Haddad faz nova investida nesta segunda. Ele participa de sabatina organizada pelo vereador Carlos Neder na região central da capital paulista. Tatto e Zarattini já participaram de entrevista semelhante.

Fonte: Rede Brasil Atual