Sem categoria

Congresso da Unegro apontará novos caminhos

Acontece de quinta a domingo (10 a 13) o 4º Congresso da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com o tema "Negros e Negras Compartilhando o Poder", a entidade promove o encontro de cerca de mil pessoas que estarão debatendo a questão racial durante todo o final de semana.

“Precisamos avançar em todas as esferas de poder e deliberar sobre o desenvolvimento nacional e efetivação da igualdade de oportunidade para população negra brasileira”, afirmou Edson França, coordenador da Unegro.

Para ele, é o momento de apontar quais os caminhos para o movimento negro no país. "Temos acúmulo de informação dos movimentos sociais, dos meios acadêmicos. As propostas que o movimento negro fez estão consolidadas. Agora, temos que encontrar quais os caminhos que seguiremos para colocar em prática o que temos", avaliou França.

Entre as entidades participantes do evento estão confirmadas: Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Pastoral dos Negros, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Secretaria Nacional da Juventude Negra, Fundação Palmares, entre outras.

Os ministérios do Trabalho e Emprego, das Comunicações e as secretarias especiais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, enviarão seus representantes, para discutirem a elaboração de políticas públicas, que promovam a inserção do negro nas estruturas de decisões políticas do país.

A Unegro é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, em pleno processo de redemocratização do país, e tem como objetivo combater o racismo e toda forma de discriminação e opressão social. Os seus 23 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira.

Serviço:
4º Congresso da Unegro – site: Unegro
Data: 10 a 13 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Setor de Divulgação Cultural Eixo Monumental Lote 05, Ala Sul 1º Andar – Brasília/DF
Assessoria de Imprensa da Unegro:(11) 3641-8530 e 9672-7235

Da Redação do Vermelho