Sem categoria

Petroleiros devem cruzar os braços a partir de 16 de novembro

Os trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias rejeitaram nas assembléias a contraproposta apresentada pela empresa, na segunda-feira (31), e aprovaram greve por tempo indeterminado. A data da paralisação indicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) é a partir do dia 16.

Mas, segundo a FUP, haverá ainda uma reunião, na sexta-feira (11), com os sindicatos para definir a data exata de paralisação, levando em conta cada região. As sete rodadas de negociação acabaram não gerando um acordo entre empresa e trabalhadores.

Entre as reivindicações da categoria, estão uma política de segurança que defenda a vida, aumento de efetivos, melhoria nos benefícios, igualdade de direitos para combater a precarização do trabalho terceirizado, fim das práticas antissindicais, 10% de aumento real.

Desde o dia 19 de outubro os trabalhadores realizam mobilizações nacionais, através de operações padrões, cortes e atrasos nas trocas de turnos, que têm impactado as atividades operacionais da Petrobrás.

Acidentes de trabalho

A categoria afirma que neste ano, 16 trabalhadores morreram em acidentes na Petrobrás, sendo 14 terceirizados. Estes, segundo a FUP, que são os que mais sofrem acidentes na empresa. Desde 1995, pelo menos 310 trabalhadores morreram em acidentes na Petrobrás e subsidiárias.

da redação do Vermelho