Netinho protesta contra corte de recursos para combate às drogas

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios em 4.400 municípios brasileiros mostra que 63,7% deles têm problemas na área da saúde por causa do crack. O levantamento reforça a iniciativa do vereador Netinho de Paula, que, em agosto, apresentou moção de protesto ao corte de recursos para combater a droga no país, na Câmara Municipal de SP.

Netinho de Paula

O impacto do crack está presente na segurança pública (58,5% de cidades afetadas) e na assistência social (44,6%), segundo a sondagem da CNM. Entre os problemas gerados pela droga estão o impacto na economia e o crescimento da violência motivada pelo crack, nas áreas urbanas e no campo.

Conforme mostra a pesquisa, a maioria dos municípios afetados por drogas em geral fica na região Sudeste, a mais populosa do Brasil, com 1.264 cidades atingidas. No Nordeste, são 1.108, no Sul, 952, no Centro-Oeste, 354, e Norte, 282 municípios.

Netinho apresentou na Câmara Municipal de São Paulo a Moção de Protesto à decisão do Governo Federal de reduzir recursos no Plano Plurianual (2012-2015), para investimentos nas ações de implantação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Segundo informações divulgadas recentemente, com os cortes, estes investimentos serão de apenas 200 milhões no Plano Plurianual ( 2012 a 2015), 50% menos do que foi previsto inicialmente, no lançamento do plano.

O vereador defende que, para enfrentar o crack e outras drogas e a complexidade da atenção pública aos usuários, é necessário que todas as esferas governamentais trabalhem alinhadas. “O crack está destruindo as vidas de milhares de jovens e suas famílias por todo o país. Somente esse esforço conjunto poderá ter sucesso na identificação das lacunas e na qualificação das políticas públicas para o combate ao uso da droga até 2015, como prevê o Plano da SENAD.”

No documento, Netinho cita, entre outros dados, a estimativa do Ministério da Saúde em relação ao aumento do número de usuários de crack nos grandes centros urbanos, segundo a qual, em cinco anos, o número quase dobrou e se espalhou no Brasil, indo de 380 mil para 600 mil. “Só na cidade de São Paulo, na região da Cracolândia, estima-se que existam 442 dependentes, segundo o Censo realizado pela prefeitura de São Paulo em 2008”, ressalta o vereador.

www.netinhodepaula.com.br