Sem categoria

França ameaça intensificar sanções contra o Irã

O ministro de Assuntos Exteriores, Alain Juppé, elevou nesta quarta (9) o tom contra o Irã ao afirmar que a França está disposta a ir ainda mais longe no endurecimento das sanções contra esse país por conta do seu programa nuclear.

"A França está preparada para ser bem mais dura nas sanções, que devem ser intensificadas para que o Irã ceda", disse Juppé à Rádio França Internacional, em entrevista na qual propôs também levar o tema ao Conselho de Segurança da ONU.

As declarações do ministro ocorrem pouco depois que o Organismo Internacional da Energia Atômica (OIEA) apresentou um relatório, no qual acusa o Irã de desenvolver um projeto de bomba nuclear, documento que Teerã qualificou de não profissional e motivado politicamente.

Com esta posição, Paris se alinha a Washington, que já anunciou que contempla novas sanções contra o Irã.
"Estudaremos impor pressões adicionais contra o governo iraniano se não puder responder às dúvidas suscitadas no relatório", disseram fontes norte-americanas, enquanto -segundo Juppé- é preciso aumentar a pressão para impedir o Irã de se abastecer de recursos.

Durante os últimos dias, Estados Unidos e Israel ameaçaram realizar um ataque bélico a Teerã, e, em Tel Aviv, o presidente Shimón Pérez considerou muito provável uma agressão contra reatores iranianos.

Em resposta, o presidente do Irã, Mahmud Ahmadineyad, assegurou que em caso de levar a cabo suas ameaças militares, Washington e Tel Aviv terão uma resposta à altura e se arrependerão.