Sem categoria

Serra defende aliança com PSD de Kassab

O ex-governador de São Paulo e ex-candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais (2010), José Serra, afirmou nesta terça-feira (8) que "é possível e seria muito importante" uma aliança do PSDB com o PSD do prefeito Gilberto Kassab para a disputa pela Prefeitura da capital paulista em 2012.

O prefeito Kassab está há meses empenhado em viabilizar uma aliança com o PSDB. Ele tenta conseguir que os tucanos apoiem o vice-governador Guilherme Afif (PSD) à sua sucessão, podendo indicar o vice na chapa.

O obstáculo é o governador do estado, Geraldo Alckmin, desafeto de Serra. Alckmin trabalha por uma candidatura própria do PSDB, em aliança com vários partidos, como o PP, o DEM, o PSB e o PDT.

Os planos de Serra e Kassab esbarram ainda na pulverização de interesses em disputa no interior do PSDB. Quatro pré-candidatos à Prefeitura estão arregimentando forças para disputar as prévias internas, que podem ocorrer entre janeiro e março de 2012: os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia) e o deputado federal Ricardo Trípoli.

Embora não admita publicamente, Serra ainda reflete sobre a hipótese de ser ele o candidato. Nesse caso, se imporia dentro do PSDB e contaria com o apoio automático do prefeito Kassab, seu fiel aliado.

Da Redação, com agências