Unegro Bahia promove a 3ª Lavagem da Estátua de Zumbi

Prestar uma grande homenagem a Zumbi dos Palmares e a todos os homens e mulheres negras deste país. Este é o objetivo da 3ª Lavagem da Estátua de Zumbi, ato simbólico que será promovido pela Unegro Bahia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. O evento acontece no Busto de Zumbi, que fica na Praça da Sé, no Centro de Salvador. A programação começa às 14h e inclui também apresentações culturais, além de um ato político com a presença das principais lideranças do movimento negro.

O evento é organizado conjuntamente pela Unegro, Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia, Coletivo de Entidades Negras, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Fórum Nacional de Mulheres Negras e Instituto Quilombista. “A Lavagem é um ato simbólico em homenagem a Zumbi, mas também é um ato de protesto das entidades negras, e da população que representam, contra o racismo, por políticas públicas de recorte racial, contra a violência contra os jovens negros nos bairros periféricos e todo tipo de preconceito sofrido por esta população”, informou o coordenador da Unegro na Bahia, Jerônimo da Silva Júnior.

A Lavagem contará coma a participação de 70 baianas, que darão o tradicional banho de água de cheiro no monumento a Zumbi. Logo em seguida, acontece a apresentação de grupos culturais, que se revezarão no palco com autoridades públicas, lideranças políticas e sociais ligadas ao movimento negro. “Perto das 19h, nos deslocaremos para o Pelourinho, onde acontece um ato político unificado, com todas as entidades negras que realizam atividades em Salvador durante o Dia da Consciência Negra”, acrescentou o dirigente da Unegro.

Outras atividades

O calendário de comemoração do Mês da Consciência da Unegro Bahia começou com as plenárias para retirada de delegados e debates para o 4º Congresso Nacional da Unegro, que acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília. “Fizemos quatro grandes plenárias na Bahia – em Salvador, Feira de Santana, Camaçari e Vitória da Conquista-, que elegeram 100 delegados da Bahia para participar do Congresso Nacional da Unegro”, disse Jerônimo da Silva Júnior.

A Unegro participa ainda do depósito das cinzas de Abdias do Nascimento na Serra da Barriga, em Alagoas, no dia 13 de novembro. No dia 16, tem o encontro Ibero Americano, com entidades do movimento social do Brasil, Caribe e África, no Centro de Convenções, em Salvador. No evento, a sociedade civil pretende entregar a Carta de Salvador, com posicionamentos das entidades e entregar aos chefes de Estado, que se reúnem nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no mesmo local.

De Salvador,
Eliane Costa.