Sem categoria

CTB-RS apresentará proposta para valorizar Piso Mínimo Regional

Representantes das centrais sindicais e das federações se reuniram na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) para discutir a valorização do Salário Mínimo Regional do estado. O encontro, ontem, foi motivado pela entrega da proposta da classe patronal, na Câmara Temática do Piso Salarial, em que aceita apenas a utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Entidades vão apresentar proposta para Tarso Genro.

“Consideramos importante essa reunião para prepararmos uma política conjunta de enfrentamento a intransigência patronal que, na verdade, quer acabar com o Piso Mínimo Regional no estado”, afirmou o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor.

Já o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzói, apresentou novos elementos para reforçar a defesa da necessidade de que o Piso Mínimo seja reajustado nos patamares em que foi criado, em 2001, durante o governo de Olívio Dutra, e que atualmente está desvalorizado em quase 20%.

A proposta inicial das centrais sindicais está mantida: reajuste do Salário Mínimo Regional pela média do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e do Rio Grande do Sul de dois anos antes da data do reajuste, acrescida do INPC do ano anterior.

Uma das decisões acertadas pelos dirigentes sindicais foi elaborar, baseado nos dados fornecidos pelo Dieese, um documento que contenha todas as justificativas para a implantação imediata de uma política permanente para o Salário Mínimo Regional.

Guiomar vidor anunciou outras providências definidas durante o encontro. Entre elas, uma agenda com o governador Tarso Genro, que defendeu a valorização do Salário Mínimo Regional como uma de suas promessas de campanha.

Enquanto a proposta não for apresentada, os dirigentes sindicais decidiram as estratégias imediatas de luta a fim de mobilizar os trabalhadores de todas as categorias para pressionar o governo pela decisão favorável de valorizar o Salário Mínimo Regional do estado.

A mobilização da CTB-Rs será intensificada com o lançamento de cem mil exemplares de um jornal, além de outdoors espalhados pelo estado. O presidente da entidade gaúcha enfatizou a importância da mobilização para que seja construída uma política efetiva de valorização dos salários. "Com maior distribuição de renda, cresce o poder aquisitivo da população, melhora o consumo, aumenta a produção, gera mais empregos e ICMS para o Estado. Significa que todos ganham com a valorização do Salário Mínimo Regional”, concluiu o presidente da CTB-RS.

Fonte: CTB