Sem categoria

Hugo Chávez promulga lei de Arrendamento de Moradias

A lei para a Regularização e Controle dos Arrendamentos de Moradia, aprovada na quinta-feira (10) pela Assembleia Nacional, será promulgada neste sábado (12) pelo presidente Hugo Chávez.

O texto definitivo do regulamento foi adotado pelos deputados depois de várias semanas de debates no Parlamento e de numerosas consultas com coletivos populares.

A aprovação da lei foi acolhida com grandes mostras de júbilo pela bancada socialista e pelo público assistente ao Parlamento, não só por tratar de uma norma de indubitável impacto em amplos setores da população, mas por ser o primeiro projeto legislativo de iniciativa popular.

Trata-se da primeira ocasião em que a Assembleia Nacional aprova um regulamento legal surgido ao amparo do artigo 204 da Constituição de 1999, que estabelece a possibilidade do processo de formação de leis a partir de uma proposta proveniente de setores populares.

A lei estabelece o regime especial de arrendamento de imóveis como um sistema integrado, unido à proteção do débil jurídico (o inquilino) como o pequeno arrendador.

De acordo com seu estipulado, o Estado promoverá e protegerá o arrendamento responsável de moradias, pensões, residências ou habitações.

Nesse sentido, será o Executivo nacional adotará as medidas que possibilitem desenvolver as bases e mecanismos que garantam o gozo a uma moradia digna, a promoção do arrendamento responsável e relações de arrendamento justas.

A lei prevê ainda a criação de uma Superintendência Nacional de Arrendamento de Moradia, que fará parte da estrutura do Ministério da Moradia e Habitat, e será a entidade encarregada de aplicar este regulamento.

Entre outros benefícios, a Lei para a Regularização e Controle dos Arrendamentos de Moradia defenderá os interesses de mais de 750 mil famílias que vivem em condição de arrendamento no país, mais aqueles venezuelanos que habitam pensões e residências estudantis.

A Comissão Permanente de Administração e Serviços da Assembleia Nacional, presidida pelo deputado socialista Diosdado Cabello, convidou nesta sexta o povo da capital a ir ao ato público onde o presidente Chávez promulgará esta lei e estampará sua assinatura e o "Execute-se" de rigor.

Fonte: Prensa Latina