Sem categoria

Sírios protestam contra suspensão da Liga Árabe

Milhares de sírios saíram às ruas de Damasco na noite deste sábado (12) em protesto contra o anúncio da Liga Árabe de suspender a participação do país no organismo regional. As manifestações prosseguem neste domingo (13) em diversas cidades do país.

O primeiro-ministro do Catar, Hamad Bin Jassim al-Thani, anunciou neste sábado (12) a suspensão da Síria a partir da próxima quarta-feira (16). Ele ameaçou ainda a implementação de sanções econômicas e políticas contra o país.

Em uma mobilização espontânea, os manifestantes se concentraram neste sábado no centro de Damasco para expressar seu apoio ao presidente sírio Bashar al Assad e denunciar a decisão da Liga Árabe.

"O povo ama Bashar al Assad", cantavam os manifestantes reunidos na praça Sabaa Bahrat, agitando bandeiras nacionais e exibindo fotos do presidente. A TV síria mostrou imagens de manifestações a favor de Assad também na Praça dos Omeyas de Damasco, em Aleppo (norte), Latakia (oeste) e outras cidades sírias.

Os manifestantes usaram carros particulares, táxis, caminhões de pequeno porte e vans. A Prensa Latina observou caravanas de seis, oito e até 10 veículos soando buzinas, com seus ocupantes gritando slogans em favor do presidente Bashar al-Assad. Um jovem sírio antecipou que haverá mais manifestações em apoio.

Através do seu representante permanente na LA, Ahmad Yousef, Damasco sublinhou que a decisão é mais uma evidência de que a administração do organismo está subordinada às agendas dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais.

Fonte: Prensa Latina, com agências