Disputa pro e contra a divisão do Pará esquenta

Começou na última sexta (11), nas emissoras de rádio e televisão, a campanha aberta sobre o plebiscito que discute a criação de dois novos estados (Carajás e Tapajós). O debate acirrou ainda mais a disputa.

Divisão do Pará

Do lado do comitê separatista, as primeiras propagandas abordam como o Mato Grosso do Sul e Tocantins se beneficiaram ao se emanciparem, com o aumento do volume de recursos e investimentos do governo federal e também com a maior concentração dos recursos nos novos estados.

Já os comitês contrários a divisão argumentam o oposto, e afirmam que os estados de Mato Grosso e Goiás – após a separação – perderam força economicamente e influência política no cenário nacional. Mostram que a divisão não foi boa para Goiás e Mato Grosso e que não vai ser a saída para melhorar os problemas estruturais do Pará.

“Quanto mais estados, maior a disputa por recursos federais, maior a possibilidade de existir uma guerra fiscal e maior será a competição para abrigar empreendimentos de grande porte” ressalta a campanha dos comitês do Não e Não.

O outro argumento fortemente explorado pelas propagandas dos comitês favoráveis à criação dos dois novos estados é o volume de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) onde os separatistas afirmam que haverá aumento dos recursos do FPM.

Outro aspecto é que todas as campanhas deram um tom emocional para conquistar e atrair a atenção dos eleitores principalmente os que defendem a unidade do Pará, no qual abordam a identidade cultural e os valores dos paraenses, fazendo alusão às cores da bandeira do estado – vermelha e branca.

O tom abordado dos separatistas tem sido emocional e simples, adotando um jingle sertanejo mostrando também que o Pará é uma grande família, que chega um momento em que cada um tem que tomar seu rumo e seu caminho para melhorar a vida de todos.

A estratégia de marketing que coordena a campanha dos que defendem a divisão do Pará é encabeçada por Duda Mendonça, que comandou a propaganda do ex-presidente Lula em 2002.

Outro fato curioso é que grandes personalidades culturais e esportivas estão na campanha dos que defendem a unidade do Pará, como o meia da seleção brasileira e do Santos, o paraense Paulo Henrique Ganso, e do lateral-direito da equipe paulista, a cantora Fafá de Belém e a atriz Dira Paes.

De Belém,
Moisés Alves