López Obrador será candidato único da esquerda mexicana
Andrés Manuel López Obrador será o candidato único da esquerda mexicana na próxima eleição nacional do país, marcadas para julho de 2012. Derrotado pelo atual chefe de Estado Felipe Calderón na polêmica corrida presidencial de 2006, ele obteve os melhores resultados em todas as pesquisas de opinião encomendadas pelas legendas PRD (Partido da Revolução Democrática), PT (Partido do Trabalho) e Movimento Cidadão.
Publicado 16/11/2011 14:52
O resultado foi divulgado na madrugada desta quarta-feira (15/11). Os três partidos aliados concordaram em escolher um representante único que seria escolhido através desse critério.
“O resultado das pesquisas me colocou em posição favorável. Vou participar da disputa, e farei isso de acordo com as decisões tomadas em conjunto pela aliança PRD-PT-Movimento Cidadão”, disse López Obrador. As informações são do jornal El Universal.
O líder do PRD venceu o atual chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard Casaubon, que aceitou o resultado, cumprimentou López Obrador pela vitória e já anunciou que apoiará seu projeto eleitoral. Ebrard também lembrou que a ideia de realizar uma pesquisa nacional foi sua. “Dividida, a esquerda só irá ao precipício. E eu jamais faria algo para levar o México ao fracasso”, afirmou.
O candidato vencedor, por sua vez, elogiou a atitude do rival. “Marcelo, assim como fez [o personagem] Ulisses na [obra] Odisseia, não se deixou levar pelo canto das sereias. Colocou cera nos ouvidos para continuar sua travessia focando nos ideais de liberdade, justiça e democracia”.
López Obrador venceu em três das cinco perguntas elaboradas pelos institutos de pesquisa Covarrubias e Associados e Nodo Investigação e Estratégias, que entrevistaram ao todo seis mil pessoas. O resultado oficial deverá ser anunciado até o fim desta quarta-feira, quando toda a metodologia da pesquisa será detalhada.
A aliança de esquerda terá como principal adversário o candidato a ser escolhido pela situação, comandada pelo PAN (Partido da Ação Nacional) e o PRI (Partido Revolucionário Institucional), que detém a maioria na Câmara de Deputados.
Fonte: Opera Mundi