Sem categoria

Lupi irá ao Senado na quinta esclarecer denúncias sobre jatinho

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, irá nesta quinta-feira (17) à Comissão de Assuntos Sociais do Senado para esclarecer o uso de um jatinho, em 2009, em viagem ao interior do Maranhão.

Lupi negou na semana passada o uso da aeronave que, segundo reportagem publicada em uma revista de circulação nacional, foi providenciada por Adair Meira, dono de três organizações não governamentais (ONGs) com contratos com a pasta. Em depoimento na Câmara, na semana passada, Lupi disse inclusive que não conhece Adair Meira.

Nesta terça (15), um vídeo publicado na página da revista na internet contradiz o depoimento do ministro. As imagens mostram Carlos Lupi próximo a Meira, após desembarcar de uma viagem feita em um avião particular, em 2009.

Um dos principais defensores de Lupi, o presidente interino do PDT, deputado federal André Figueiredo (CE), afirmou nesta terça-feira que existem "fatos contraditórios" na história do uso do avião e que espera que o episódio seja esclarecido hoje pelo próprio titular da pasta, que está licenciado da presidência do partido.

"Existem fatos contraditórios. Precisamos ouvir da boca do ministro e a versão do PDT do Maranhão. Precisamos fechar todas as explicações para que não paire nenhum tipo de dúvida", disse André Figueiredo.

O pedido de comparecimento do ministro ao Senado foi apresentado pelos senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Ana Rita (PT-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Com agências