Sem categoria

Polícia francesa remove acampamento de 'indignados' em Paris

A polícia francesa removeu nesta terça-feira (15) à noite um acampamento instalado há dez dias por manifestantes 'indignados' no bairro de negócios de La Défense, no oeste de Paris, observou uma jornalista da AFP.

Cerca de cem policiais civis e militares cercaram os manifestantes que ocupavam o Grande Arco de La Défense e apreenderam os cartazes e os móveis usados para montar o acampamento.

"A intervenção da polícia só tinha como objetivo a limpeza da esplanada, mas não a expulsão nem a prisão dos manifestantes", declarou uma fonte policial à AFP.

Os 'indignados' consideraram "violenta" a ação. "Estou aqui para ficar, não vou sair", "Não à violência", "O povo unido jamais será vencido", gritaram os manifestantes.

Segundo eles, ainda que não tenha havido detenções, nem se tenha tentado evacuar o local, ao tirar-lhes os meios para se protegerem do intenso frio, a polícia os obriga indiretamente a deixar o lugar.

Para os indignados, a intervenção das forças de ordem legitima o sentido do protesto contra os mecanismos do mercado financeiro, os programas de ajuste governamental e o aumento da pobreza e o desemprego.

O acampamento foi instalado no dia 4 de novembro, após o G20 de Cannes.

Com agências