Chico Lopes defende fortalecimento da indústria têxtil brasileira

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) destacou nesta quarta-feira (16), durante grande expediente da Câmara, a importância de defender a indústria têxtil brasileira, através de propostas concretas que beneficiem o setor. “Quando defendemos essa indústria, estamos defendendo, antes de tudo, o emprego, que é importante principalmente para o Estado do Ceará”.

Membro da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, Chico Lopes ressalta que o Ceará, depois de São Paulo, é o Estado que tem mais atividade têxtil no Brasil. “Os números aparecem até pela nossa vocação, pois fomos os maiores produtores de algodão no século passado”, justifica.

Pesquisa apresentada na última semana realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) aponta que o setor têxtil do País faturou cerca de 60 bilhões de reais em 2010. O objetivo do levantamento foi compreender melhor o cenário atual da indústria têxtil, que enfrenta uma crescente concorrência dos produtos originários da Ásia.

“É aqui que consiste a nossa preocupação. A indústria têxtil no Brasil tem que ter incentivos no sentido de melhorar o seu parque e aumentar o número de empregos, embora ela já gere mais de 1 milhão e 700 mil empregos”, contabiliza. No Ceará, acrescenta o parlamentar, dadas as dificuldades, “é preciso melhorar essa questão da entrada de produtos chineses, principalmente na indústria têxtil. Temos a costureira com uma ou duas máquinas em casa que ganha a vida com confecção, sem contar com o parque da indústria têxtil que está lá no Ceará”.

Lopes considera justa a preocupação do Ministério da Indústria e do Comércio com a concorrência dos produtos asiáticos. “Mas, nós não podemos ficar só na preocupação. Temos que apresentar uma proposta concreta para o setor porque quando defendemos essa indústria, estamos defendendo, antes de tudo, o emprego de milhares de brasileiros que dependem dele para se manter. Faço este registro no sentido de que haja uma solução para a questão o mais rapidamente possível”, reforça o parlamentar que acrescenta ainda: “Não somos contra a concorrência de mercado, mas somos a favor da defesa legítima da indústria nacional”.

Fonte: Ass. de Comunicação – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE