Prática anti-sindical durante eleição da nova diretoria do Sinpro

O SinproPE – Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco protocolou no Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) denúncia de prática anto-sindical contra os colégios: Atual, de Caruaru; Damas; Agnes; Santa Maria; Boa Viagem; Conexão; Motivo; São Bento de Olinda e Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI).

Segundo o sindicato, a decisão de denunciar as escolas foi tomada após a comissão eleitoral, da entidade, ter sido impedida de entrar nos estabelecimento para que os professores pudessem participar da votação realizada nos dias 16 (quarta) e 17 (quinta-feira) para eleger a nova diretoria.

Atendendo à solicitação, o ministério reuniu na tarde de quarta-feira (16) os representantes dos colégios e do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), para prestar esclarecimentos.

Ainda de acordo com o SinproPE, o objetivo das instituições de ensino é promover uma retaliação à pratica sindical devido às denúncias de irregularidades feitas pelo sindicato ao Ministério do Trabalho ao longo deste ano. “A atitude das escolas fere a democracia e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além de caracterizar prática anti-sindical”.

Para solicitar a presença das escolas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) enviou ofício com conteúdo sobre Liberdade e autonomia sindical ao Sinepe. Nele, a chefe da Seção de Relações de Trabalho, Maria Lucinete Souza de Melo, solicita o comparecimento de representantes das escolas denunciadas e do sindicato dos patrões para prestar esclarecimentos.

Da Redação do site de Siqueira, com informações do Sinpro-PE