Sem categoria

Estudantes chilenos rejeitam propostas do governo e da oposição

Nesse domingo (20), estudantes universitários do Chile aprovaram uma declaração rejeitando as negociações entre governo e oposição sobre o Orçamento de 2012. A decisão anunciada após uma assembleia da Federação de Estudantes do Chile (CONFECH).

Os estudantes disseram que não se sentem representados por nenhuma das propostas de ambos os grupos políticos sobre o projeto de Lei do orçamento de 2012. A data limite para aprovação do projeto é 30 de novembro.

Leia também

Camila Vallejo: ''milagre econômico chileno é pesadelo''
 

As críticas aos projetos apresentados são baseadas na falta de regulamentação do financiamento do setor privado, o não reconhecimento das famílias indígenas e a não inclusão de mudanças indiretas das Contribuições Fiscais Indiretas. Também foram consideradas insuficientes as propostas de acesso à educação.

Além disso, os jovens chilenos insistem na proposta de gratuidade do ensino superior. Por isso rejeitam os 60 %, oferecidos pelo governo, e os 70 % exigidos pela oposição.

Os estudantes também disseram que não vão aceitar os acordos "entre quatro paredes." Neste sentido, eles concordaram com a necessidade de participarem do debate parlamentar sobre o orçamento.

Um protesto popular no Chile foi convocado para o próximo dia 30. Também estão organizando uma mobilização nacional para 1º de dezembro. Além disso, dia 24 de novembro será realizada uma manifestação em conjunto com outros países da região.

Fonte: Agência Pulsar