Sem categoria

Congresso chileno rejeita orçamento educacional para 2012

A Câmara de Deputados do Chile rechaçou nesta terça (22), pela diferença de quatro votos, a parcela do orçamento de 2012 que o governo pretendia destinar ao setor educacional. Desta forma, o projeto orçamentário será enviado novamente ao Senado onde será analisado mais uma vez, após uma jornada de discussão entre os deputados chilenos que durou mais de 12 horas.

As bancadas oposicionistas, que são maioria no Congresso, avisaram antecipadamente ao governo sobre o rechaço que, segundo eles, se dá por considerarem que este valor não aumenta de forma substancial os recursos requeridos pelo setor.

Além disso, eles apontam que a medida não trata da demanda por uma reforma estrutural no atual modelo educacional do país.

Os estudantes chilenos reivindicam melhores condições no sistema de ensino e, desde junho deste ano, vêm promovendo inúmeras marchas, paralisações e greves.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou no final de setembro que o orçamento educacional do próximo ano havia sido ampliado em 7,2%, uma cifra que é considerada insuficiente por analistas, políticos e dirigentes estudantis.

Fonte: Ansa