Unilab oferece novos cursos e adere ao Sisu

A Unilab aprovou a criação do curso de Licenciatura em Letras e de bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, e a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC).

A partir de 2012 serão ofertadas 732 vagas, sendo 400 novas vagas, 80 para o curso de Letras e 320 vagas para o bacharelado em Humanidades, em duas entradas. As demais serão: 80 para Administração Pública, 72 para Agronomia, 36 para Enfermagem, 72 para Engenharia de Energias e 72 para Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.

As duas resoluções (resolução 020 e resolução 021) foram aprovadas na 10ª Sessão Ordinária do Conselho Superior Universitário (Consup), no Campus da Liberdade, em Redenção, CE. A novidade nos dois novos cursos criados é a oferta por tempo integral, com concentração no turno da noite, ampliando as alternativas de acesso ao ensino superior e à Unilab. A proposta garante ainda que 50% da oferta de vagas são destinadas a candidatos brasileiros.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Jacqueline Freire, foi relatora das duas propostas de criação dos novos cursos. Todos os conselheiros estavam presentes à sessão ordinária, presidida pelo reitor Paulo Speller.

Adesão ao Sisu

Sistema informatizado, o Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). É por meio dele que as instituições públicas de educação superior participantes, selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Uma das novidades da adesão da Unilab ao Sisu está na política afirmativa adotada. A exemplo da seleção anterior realizada pela Universidade, o objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. Os candidatos que comprovarem ter cursado todo ensino médio em escola pública, receberão bonificação de 10% sobre a nota do Enem.

Com a medida, estudantes brasileiros interessados em ingressar na Unilab em 2012 e que realizaram as provas do Enem em 22 e 23 de outubro passado, devem ficar atentos ao cronograma do Sisu. As inscrições no Sisu estão previstas para iniciar em janeiro de 2012. De acordo com a professora Jacqueline, essa medida fortalece a Unilab, “pois a coloca no centro do debate nacional de ampliação do acesso ao ensino superior”.

Outras resoluções

O Consup da Unilab aprovou ainda o calendário para o ano letivo de 2012, o edital a ser lançado em breve, para ingresso nos cursos de graduação de candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além da proposta de autorização de vagas para realização de concurso público visando ao provimento de cargos na carreira de Magistério Superior.
 
Fonte: Unilab