Congresso da ABES defende 10% do PIB para a educação

A defesa de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação foi a principal palavra de ordem do 5º Congresso da ABES – Associação Baiana Estudantil Secundarista. O evento foi realizado no sábado (19/11), no Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador, e contou com a participação de estudantes da capital e de diversas cidades do interior estado.

A abertura contou com a presençado deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB); do presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) Yann Evanovick; da dirigente da UNE (União Nacional dos Estudantes) Carina Costa; dos vereadores Gilmar Santiago (PT) e Olívia Santana (PCdoB); do representante da CTB (Central dos Trabalhadores eTrabalhadoras do Brasil – sessão Bahia) Alfredo Santiago e do presidente da UEB (União dos Estudantes Secundaristas) Luciano Marques.

A presidente da ABES, Aline Lima, abriu o Congresso reafirmando a importância dos estudantes nas transformações sociais. “Essa é a maior etapa preparatória para o congresso da UBES, que acontecerá em dezembro. Vamos definir as bandeiras de luta dos estudantes baianos, especialmente educação de qualidade e 10% do PIB para a educação”, defendeu.

O deputado Álvaro Gomes lembrou que a participação dos estudantes baianos ajudou a transformar o Brasil e a Bahia. “Depois do governo Lula, 56 milhões de brasileiros melhoraram de vida. Passamos a ter quatro universidades federais. Mas é preciso avançar. É com a juventude nas ruas que construiremos uma sociedade com justiça social e educação de qualidade”, declarou.

Luta unitária

A unidade entre estudantes e trabalhadores foi defendida por Alfredo Santiago. “A CTB é uma central nova e tem se preocupado com a questão dos jovens trabalhadores, que também estudam. A luta para melhorar a sociedade e a educação passa por nossa unidade”, disse.

O vereador Gilmar Santiago lembrou a luta estudantil pelas liberdades durante a ditadura militar e que hoje busca mais qualidade na educação. A vereadora Olívia Santana ressaltou que o movimento estudantil precisa se fortalecer para garantir melhorias na educação pública. É nela que estão os filhos dos trabalhadores e da população negra”, afirmou.

O presidente da UEB, Luciano Marques, destacou o perfil de Aline. “Uma mulher negra e pobre, que saiu de Vitória da Conquista para ajudar a construir uma ABES ainda mais combativa. Temos que colocar os jovens como protagonistas do desenvolvimento do país e da transformação social”, frisou.

Fonte: Ascom do gabinete do deputado estadual Álvaro Gomes.