Sem categoria

EUA ameaçam Irã com novas sanções

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (21) que endurecerão as sanções contra as pessoas ou empresas que aportem ajuda material ou realizem negocios para o desenvolvimento dos recursos petrolíferos ou do setor petroquímico do Irã.

Estas medidas foram decretadas pelo presidente Barack Obama, indicou a Casa Blanca, que acrescentou que o Irã “é fonte de grande preocupação em matéria de lavagem de dinheiro”, e advertiu sobre os “riscos” aos quais se expõem os bancos do mundo que façam negócios com o Irã.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse que mais países deveriam anunciar sanções contra o Irã nos próximos días. As declarações da secretária foram feitas no momento em que os próprios Estados Unidos, o Reino Unido e a França anunciavam as novas sanções.

“Esperamos sanções adicionais de outros sócios internacionais nos próximos dias”, disse Clinton, que sublinhou “um significativo aumento da pressão contra o Irã, suas fontes de renda e suas atividades ilegais”.

O secretário estadunidense do Tesouro, Timothy Geithner, asseverou que o “Irã é uma fonte de grande inquietação em matéria de lavagem de dinheiro”, o que abre o caminho a eventuais sanções contra os bancos ou empresas estrangeiras que comerciem com esse país, aos quais chamou a “refletir seriamente sobre os riscos” que isto implicaria.

“Isolamento”

Por sua vez, na mesma linha de ameaças, o presidente estadunidense Barack Obama disse que o Irã “escolheu o caminho do isolamento internacional”, ao evocar novas sanções contra esse país devido a seu programa nuclear.

“Na medida em que o Irã siga por este perigoso caminho, os Estados Unidos continuarão buscando formas, tanto em concertação com nossos sócios, como através de nossas próprias ações, para isolar e aumentar a pressão sobre o regime iraniano”, disse Obama em uma declaração escrita.

“Desde que assumi minhas funções, tenho dito claramente que os Estados Unidos estavam dispostos a abrir um novo capítulo com a República Islâmica do Irã, ao oferecer ao governo iraniano uma opção clara. O Irã pode responder a suas obrigações internacionais e beneficiar-se de uma maior integração política e econômica com países de todo o mundo”, acrescentou.

“Ou pode seguir desafiando suas responsabilidades e defrontar-se com mais pressão e isolamento. O Irã escolheu o caminho do isolamento internacional”, agregou.

Cubadebate