Sem categoria

2ª Code debate desafios do Brasil para continuar crescendo

Os desafios do Brasil diante das mudanças na economia mundial e às transformações socioeconômicas vividas pelo país nos últimos dez anos foram os temas apresentados na abertura da 2ª Conferência do Desenvolvimento (2ª Code/Ipea), nesta quarta-feira (23), em Brasília. O Comunicado sobre Mudanças na economia global: desafios para o desenvolvimento brasileiro foi divulgado pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, que abriu o evento.

2ª Code debate desafios do Brasil para continuar crescendo - Agência Brasil

Pochmann destacou que para manter o “cenário de grandiosidade” que o Brasil apresenta, é necessário consolidar e dar continuidade à via democrática, à convergência em torno das transformações de que o país precisa, "tendo em vista o legado do passado de enorme desigualdade social e regional”, que distanciava ricos e pobres.

De acordo com Pochmann, a ponte para o desenvolvimento brasileiro depende da continuidade do enfrentamento dessas desigualdades, da construção de uma liderança na América do Sul, a consolidação de um complexo de defesa das riquezas e da soberania do país.

Segundo ele ainda, “é necessária a consolidação de um sistema nacional de inovação, porque a sociedade do conhecimento, para qual se está caminhando, tem como principal ativo a educação do povo”.

Temas diversos

Entre as questões analisadas na edição especial do Comunicado e que serão debatidas no evento estão o papel do Brasil nos BRICS, inserção no padrão de competição monopolizado e a revolução tecnológica global, desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental e maior participação na governança global.

A 2° Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea), que será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, tem como objetivo promover um espaço nacional de debates em Brasília, informando, difundindo e incentivando a reflexão sobre o desenvolvimento nacional.

A programação da Conferência está relacionada ao eixos do desenvolvimento definidos pelo Instituto: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

Programação variada

O evento conta com a participação de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores e legisladores, entre outros. A Code receberá mais de mil palestrantes em 110 mesas de debates, nove painéis e mais de 40 estandes. Paralelo ao evento, haverá programação cultural com shows, exibição de vídeos na 1° Mostra de Cinema e 70 lançamento de livros.

Nesta edição, destacam-se ainda a Arena Code – um espaço de 1.000m2 para os visitantes conhecerem as economias criativas e conteúdos digitais. Haverá “trilhas temáticas”, com mostras de práticas de indústrias criativas, além de oficinas, apresentação de casos bem-sucedidos, de softwares, experimentações e debates sobre a economia da cultura com a produção de conteúdos digitais, o investimento em inovação, a educação e governo eletrônico.

O combate ao racismo e ao sexismo será um dos grandes temas discutido pela 2ª Conferência do Desenvolvimento. Os debates vão se concentrar no Espaço Gênero e Raça, onde serão discutidas as políticas públicas, oportunidades e desafios para a superação das desigualdades de gênero e raça.

A programação no Espaço Gênero e Raça foi aberta na tarde desta quarta-feira com a apresentação da 4ª edição do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. A análise coloca em evidência 12 áreas temáticas: demografia, chefia de família, educação, saúde, previdência e assistência social, trabalho, trabalho doméstico, habitação e saneamento, acesso a bens duráveis e exclusão digital, pobreza e desigualdade de renda, uso do tempo e vitimização.

De Brasília
Com informações do Ipea