Sem categoria

Brasil ultrapassa Reino Unido: sexta maior economia

O Brasil conquistou o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira (26). É a primeira vez que o país fica atrás de uma nação sul-americana, de acordo com informações divulgadas pelo Daily Mail.

Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo. Para 2012, o Banco Central estima um crescimento de 3,5%, enquanto o Ministério da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o Brasil fechará 2011 como o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial, com US$ 2,4 trilhões.

A crise bancária de 2008 e a recessão foram fatores determinantes para a queda do Reino Unido, segundo o jornal The Guardian, que ainda destaca que a América do Sul tem crescido a partir das exportações para a China e Oriente.

“O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo”, comparou Douglas McWilliams, CEO do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pela pesquisa.

O ex-conselheiro britânico, Peter Slowe disse que "o Brasil tem uma variedade de recursos naturais com os quais pode contar", como o petróleo e minerais da Amazônia.

O primeiro no ranking de maior economia são os Estados Unidos, à frente da China, Japão, Alemanha e França.

De Brasília
Com agências