Corpo de Ivo Borges está sendo velado na Capela Jardins

Sepultamento do advogado e presidente do PCdoB de Cuiabá, que sofreu acidente de carro no último dia 12 e faleceu nesta terça, será amanhã

IVO BORGES

O corpo do advogado e militante comunista Ivo Aguiar Lopes Borges começou a ser velado às 10h00 desta quarta-feira (23) na sala Tulipas da Capela Jardins, no bairro Bandeirantes, região central de Cuiabá. A família programa seu sepultamento para amanhã, quinta, entre o final da manhã e início da tarde, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Ivo Aguiar foi declarado oficialmente morto às 22h00 desta terça, 22, quando perdeu todos os sinais vitais. Por volta das 17h30 os médicos do hospital Santa Rosa que o assistiam declararam sua morte encefálica. A família decidiu, então, autorizar a doação de seus órgãos, mas somente as córneas puderam ser doadas, porque Mato Grosso enfrenta problemas na Central de Transplantes. Na sua certidão de óbito, consta que Ivo Aguiar morreu de trauma encefálico provocado por acidente automobilístico.

O advogado, que era presidente municipal do PCdoB de Cuiabá e Coordenador Municipal do Procon, sofreu um acidente automobilístico no dia 12.11, e teve hemorragia cerebral, embora não tenha tido trauma craniano. Levado ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, ele foi transferido na madrugada do dia 13 para a UTI do Hospital Santa Rosa. Apresentou pequenas evoluções nos 10 dias seguintes, mas não resistiu e faleceu ontem.

Ivo Borges tinha 43 anos e era pai de três filhos: Otávio, 19, do primeiro casamento; e o casal de gêmeos Rômulo e Luíza, de um ano e três meses, do seu segundo casamento com a publicitária Claudia Luz, professora universitária e assessora de comunicação da Famato. Ele morreu no dia do aniversário de seu pai, Otávio Borges, que completaria 84 anos nesta terça, 22. Ivo deixa também os irmãos Fernando, Cristina e Letícia, e sua mãe, Elsa.

Ele era natural de Londrina, no Paraná, mas veio para Mato Grosso com a família na década de 1980, ainda adolescente.

REPERCUSSÃO

Assim que foi confirmada sua morte cerebral no final da tarde de ontem, começaram a surgir as primeiras manifestações. A seccional da OAB de Mato Grosso, bem como o diretório regional PCdoB emitiram nota de pesar. Ivo era membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT. Ele também era maçon da loja Conquista e Integração, do Grande Oriente do Estado, e, segundo amigos, havia acabado de ser ordenado "Companheiro".

O advogado também era membro da Associação de Voo Livre de Chapada dos Guimarães e vice-presidente da Associação Brasileira de Parapente, última atividade que praticou no sábado, 12, poucas horas antes de sofrer o acidente de carro, quando colidiu sua caminhonete Hilux com o pilar de um front light, na avenida Mato Grosso, região central de Cuiabá.

Sua família decidiu programar o seu sepultamento para o final da manhã ou início da tarde desta quinta (24). Uma das irmãs do advogado mora na Espanha, e tem previsão de chegada para esta noite. Muitos de seus amigos mais íntimos também estão participando de uma conferência nacional da OAB, em Curitiba.

ORAÇÕES

A viúva Claudia Luz enviou um torpedo para diversos amigos do casal nesta manhã confirmando o local do velório. “Nossa família continua precisando de orações e pensamentos positivos”, escreveu ela.

Ao HiperNotícias, o irmão caçula de Ivo, Fernando Borges, declarou que "ele resistiu o quanto pôde. Tenho certeza que ele desistiu para não sofrer mais e não nos fazer sofrer também. O que nos conforta é saber que o Ivo foi uma pessoa boa, íntegra, honesta, que sabia o que queria e lutava por isso". Fernando, que também é militante do PCdoB, foi presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME) entre 1989/1990.

Fonte: hipernoticias.com.br