Reitora Marlene é homenageada com cidadania campinense

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, protagonizou um momento único ontem pela na manhã desta terça-feira (22), […]

Reitora Marlene é homenageada com cidadania campinense - Paizinha Lemos

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, protagonizou um momento único ontem pela na manhã desta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Campina Grande, Paraíba. O que seria uma simples concessão de título de cidadania se transformou num dos atos mais simbólicos e emocionantes da história daquela Casa.

Marlene, que é pré-candidata a prefeita de Campina Grande pelo PCdoB, levou representantes dos mais diversos segmentos, instituições e partidos ao plenário da Casa de Félix Araújo. Ela creditar seu sucesso pessoal, acadêmico e social ao aprendizado conferido pelas lutas populares, pela compreensão da luta de classes e pela organização partidária.

“Foi no chão das praças, no estudo e no Partido Comunista do Brasil – PCdoB que sedimentei a convicção da importância da organização política… Esta foi e continua sendo a minha escola de política. Agradeço a todos os camaradas, homens e mulheres de garra que me ensinam todos os dias a lição da perseverança e da fé na humanidade.”, explicou.

Cidadã Campinense – Natural de Itaporanga, no Sertão paraibano, Marlene é conhecida como por defender a educação como pilar do desenvolvimento e se tornou um marco no crescimento e fortalecimento da UEPB, em parte devido às lutas que travou à frente da Associação de Docentes da Instituição, e em parte pela atuação irrepreensível como a reitora que colocou aquela Universidade no cenário das melhores universidades brasileiras.

A UEPB conta com oito campi, 49 cursos de graduação, 14 mestrados, cinco doutorados e forte inserção social através de centenas de projetos inovadores e que garantem uma atuação universitária extra muros acadêmicos, criando inegável identidade com o povo paraibano e auxiliando a promover melhorias na qualidade de vida das pessoas.

As galerias lotadas na solenidade desta terça-feira traduziram a importância da sua atividade para os mais diversos setores da sociedade paraibana. Políticos, líderes de movimentos sociais, familiares, amigos e comunidade acadêmica ocuparam a Casa de Félix Araújo para levar seu abraço. “Esta é uma das homenagens mais justas e significativas que a Câmara Municipal já prestou. Marlene Alves é justa e íntegra!”, enfatizou o bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha.

Alguns que não puderam estar presente, a exemplo do presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, enviaram palavras de reconhecimento e carinho: “Marlene já mereceria esta honraria por suas lutas em defesa do ensino publico de qualidade, mas gostaríamos de destacar nesta hora sua visão ampla de justiça social que extrapola os muros da universidade em varias áreas do conhecimento desde a esfera das artes até as políticas de valorização social dos que não tem recursos para estudar e pesquisar.”

O senador Cássio Cunha Lima e o deputado Romero Rodrigues, ambos do PSDB paraibano, a deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), e o vereador Antônio Pereira (PMDB), também estão entre os que enviaram mensagens.

Ao saudar os presentes a reitora lembrou sua chegada em Campina Grande para estudar Fisioterapia e ressaltou o aprendizado dessa trajetória: “Se Itaporanga me ofereceu a “naturalidade”, o berço, a infância, o primeiro lar, os valores morais mais duradouros, as memórias mais doces o acalanto mais aconchegado do coração, foi Campina Grande que me deu régua e compasso. Foi esta cidade que me recebeu – como a outras milhares de pessoas – de braços abertos, de coração pulsante, como um mundo novo a ser explorado e construído.”

Entre lágrimas mal contidas Marlene agradeceu ainda, sua família e seus amigos e traçando uma perspectiva do seu futuro, que assim como seu passado, está intrinsecamente ligado à segunda maior cidade da Paraíba, conclamou: “Hoje eu sou cidadã brasileira, cidadã do mundo, mas acima de tudo posso dizer que sou cidadã de Campina Grande! Terás sempre em mim uma lutadora para que teu destino seja o mais venturoso e tua história seja também a minha história!”

Ana Cristina Santos