Sindicato dos Médicos de Pernambuco homenageia Chico Passeata

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou na última segunda-feira (21), uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), proposta do deputado Luciano Siqueira (PCdoB). Na ocasião, foram homenageados com a Medalha do Mérito Sindical do Simepe a Associação Médica de Pernambuco (AMPE), o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), além do médico e sindicalista cearense Francisco Monteiro (Chico Passeata), que faleceu neste ano vítima de câncer.

Esteve presente ao ato a professora Helena Serra Azul Monteiro que, com Passeata, foi militante contra ditadura e chegou a ser presa com o marido no Recife. Representando o Sindicato dos Médicos do Ceará esteve o presidente do SIMEC, José Maria Pontes, e os diretores Tarcísio Dias e Teresinha Braga Monte.

Em seu discurso, o presidente do Simepe, Silvio Rodrigues, frisou que a história da entidade e a tradição de lutas do povo pernambucano se irmanam no cenário nacional. Para Rodrigues, o Sindicato obteve, por meio da unificação das entidades médicas, importantes conquistas para a categoria que sempre prestou relevantes serviços à sociedade em geral.

Durante a solenidade, foi exibido um filme de cinco minutos, em homenagem aos 80 anos do Simepe, às entidades médicas (Cremepe e AMPE) e ao médico cearense Chico Passeata.

Fonte: SIMEC