Sem categoria

Auditores do PanAmericano deverão ser punidos. Mantega defende BC

De acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira pela Folha de S. Paulo, os sócios da Deloitte que fizeram a auditoria no banco PanAmericano deverão ser punidos pelo Banco Central (BC).

O BC tinha aberto um processo específico para apurar supostas irregularidades no trabalho da Deloitte — que não detectou as fraudes que levaram o PanAmericano a um rombo de R$ 4,3 bilhões, em novembro de 2010.

O jornal apurou que as investigações do BC estão praticamente concluídas e deverão resultar na autuação da Deloitte em R$ 500 mil e na inabilitação de pelo menos um dos sócios da auditoria, José Barbosa da Silva Junior, possivelmente por oito anos.

BC se defende

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, saiu nesta quarta-feira (23) em defesa do BC e afirmou que a instituição não tinha conhecimento das fraudes no Panamericano quando deu autorização para que parte do banco fosse adquirida pela Caixa, em julho de 2010.

"Certamente, se o BC deu esta autorização, o departamento competente não tinha suspeita de coisa nenhuma", disse, em resposta a deputados que cobraram uma explicação do governo durante audiência na Câmara. "Eu acho difícil que o BC soubesse, porque, se tivesse sabido, teria cometido uma infração de não ter avisado", argumentou.

Com informações da Folha de S. Paulo e da Agência Estado