Guarulhos: PCdoB comemora dia da Consciência Negra

Comunistas de Guarulhos, por meio do recém-criado Departamento de Cultura, realizam atividade em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Luiza Cordeiro

O PCdoB-Guarulhos, por meio de seu Departamento Cultural, realizou no sábado, dia 19, às 10h, na Casa dos Cordéis, a celebração pelo Dia da Consciência Negra. O ato político que deu início ao encontro contou com a participação da militância comunista representada por lideranças que atuam em diversas frentes, principalmente no combate ao racismo.

Luiza Cordeiro, vereadora (PCdoB) e presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial; Célia Nascimento, cantora e atriz; Maria Otília, advogada e representante nacional da Unegro; Flávia Costa, coordenadora da UBM Guarulhos; José Norman, presidente da Unegro Guarulhos; Edson Albertão, ex-vereador; Amauri Rodrigues, representando a Liga Guarulhense de Capoeira; e Auriel Filho, coordenador do Departamento Cultural do PCdoB, usaram a palavra manifestando apoio à difusão da cultura afro na cidade de Guarulhos.

Apresentações musicais e Sarau de poesia deram o toque cultural ao evento. O poeta Nelson Ribeiro emocionou e alegrou ao declamar poemas abordando a luta contra o preconceito racial e a raiz cultural brasileira. Lord Boff, Sensato e Rebeld, com letras revolucionárias, cantaram rap.

Célia Nascimento, Maria Otília e Luiza Cordeiro receberam uma boneca negra como forma simbólica para homenagear a luta travada contra o racismo. Thais Nunes recebeu a láurea em nome de sua mãe, Isis Nunes, histórica militante a favor da igualdade racial.

Luiza Cordeiro, em sua fala, pregou o cultivo de uma relação fraterna, na qual o respeito ao humano independa da cor da pele, do gênero ou de qualquer outra característica.

Da mesma forma todos os participantes do 1º "Nossa Mistura Brasileira", com propriedade, entoaram falas pelo fim do racismo e a favor da correção dos crimes cometidos contra os negros ao longo da formação do Brasil.

Para Auriel Filho, a proposta é fazer com que a atividade seja realizada anualmente, em decorrência das comemorações ao Dia da Consciência Negra. Chamou sua atenção a quantidade de simpatizantes ao PCdoB que compareceram ao evento. "O partido vem crescendo e a quantidade de pessoas que ainda não são filiadas e que vieram prestigiar a atividade demonstra que estamos no caminho certo", frisou.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares