PCdoB-BH reúne Fórum de Pré-candidatos a Vereador(a)

 

 

Com a presença de cerca de 65 participantes, o Comitê Municipal do PCdoB-BH realizou reunião com os pré-candidatos a vereador e vereadora na quinta-feira (2411), no Auditório do Sindicato dos Vigilantes. O encontro teve como objetivos compartilhar com os pré-candidatos a visão do Partido sobre o quadro político atual e orientá-los sobre o planejamento e organização da campanha eleitoral.
A Presidenta do PCdoB na Capital, Dalva Stela apresentou os aspectos principais do quadro político. A dirigente alertou sobre a gravidade da crise do sistema capitalista, notadamente a situação das economias americana e européia. Segundo Dalva, cerca de 15% dos cidadãos americanos chegaram à linha da pobreza e a renda na Grécia caiu cerca 40% com a crise. “É importante destacar dois aspectos do momento atual: primeiro é a reação dos povos, com grandes manifestações contra o capital financeiro em várias partes do mundo; depois que as saídas para crise surgem dos países em desenvolvimento como Brasil, Índia, China e Russia”, disse Dalva.

A situação do Brasil também foi abordada, em especial a campanha capitaneada pela grande imprensa conservadora, que levou à queda de ministros do Governo da Presidenta Dilma, inclusive o Ministro Orlando Silva do PCdoB. Dalva ressaltou a confiança da Direção Nacional em Orlando Silva e falou da importância de a militância intensificar a defesa do Partido em resposta aos ataques da mídia conservadora. Sobre a capital, a presidenta reafirmou a posição do Partido aprovada na 12º Conferência de aliança com o PSB. “Acredito que o PT se acertará em torno da opinião do Presidente Lula, da Presidente Dilma e das lideranças locais do PT como Fernando Pimentel, Reginaldo Lopes, Miguel Correia e outros e indicará o vice de Mario Lacerda em 2012”.

Thiago Buda, Secretário de Comunicação do Comitê Municipal apresentou as noções de planejamento e organização de uma campanha eleitoral. Segundo Thiago, eleição é como uma guerra, cujos fatores organização e planejamento são fundamentais. Na exposição o secretário apresentou noções gerais sobre cada aspecto de uma campanha eleitoral, tais como agenda, coordenação, finanças e comunicação. Discorreu sobre cada fase da campanha e os objetivos a serem cumpridos em cada uma. Thiago reforçou a necessidade de todos os pré-candidatos fazerem uma boa pré-campanha, aproveitando ao máximo as oportunidades para ampliar a influência eleitoral e também para crescer o PCdoB.

Vários pré-candidatos e convidados dos mesmos fizeram uso da palavra para tirar dúvidas e compartilhar experiências. No decorrer do encontro o Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura, Zito Vieira, passou para cumprimentar a todos e se colocar a disposição. Em tom de brincadeira o Secretario recém nomeado prestou contas do seu primeiro dia de trabalho e disse que está na Secretaria a serviço do povo de Belo Horizonte e do PCdoB-BH que o designou para contribuir com o Governo do Prefeito Marcio Lacerda.