Unilab adota Enem e dobra número de vagas

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a mais nova instituição federal de ensino superior criada no país, fará a seleção de estudantes para ingresso em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, previsto para janeiro de 2012.

Para concorrer a vagas em seis cursos e a um bacharelado interdisciplinar, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. Os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas receberão um bônus de 10% sobre a nota do Enem.

A Unilab, localizada na cidade de Redenção, no Ceará, começou a funcionar em maio deste ano, com 320 vagas. No processo seletivo de janeiro de 2012, oferece 732 vagas, sendo 50% para brasileiros e a outra metade para candidatos de países de língua portuguesa da África – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e do sudeste asiático, o Timor Leste.

A instituição tem cursos de administração pública com 80 vagas, agronomia (72), enfermagem (36), engenharia de energias (72), licenciaturas em ciências da natureza e matemática (72) e abre neste processo seletivo dois cursos novos. Uma licenciatura em letras com 80 vagas e um bacharelado interdisciplinar em ciências humanas com 320 vagas.

No bacharelado, os universitários receberão formação geral durante um ano e meio e depois vão escolher o curso para completar a graduação. Um dos quatro cursos previstos será de pedagogia. O ingresso no bacharelado será em duas etapas, sendo que a primeira em junho de 2012. Já os estrangeiros serão selecionados em seus países.

De acordo com o reitor da Unilab, Paulo Speller, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada, a duplicação do número de vagas e a criação de novos cursos foi uma decisão tomada pelo Conselho Superior Universitário. Speller considera que a seleção pelo Sisu democratiza o acesso à universidade.

Mobilidade

Mesmo sendo uma universidade com apenas 16 meses de atividade, a Unilab tem atrativos para seus alunos. Um dos atrativos, diz o reitor Paulo Speller, é a oportunidade de cursar o último ano da graduação em outro país de língua portuguesa e até em alguma nação européia com ingresso via Portugal.

Pelo seu caráter de integração, a Unilab também despertou o interesse de países como a China e a Argentina. Segundo Speller, as duas nações manifestaram o desejo de celebrar acordos para intercâmbio de professores e universitários para estudo de idiomas. A China e a Argentina querem professores brasileiros para ensinar a língua portuguesa e estão dispostas a enviar docentes para ensinar o mandarim e o espanhol na Unilab.

Calendário

Diferente de outras universidades, a Unilab adota um calendário mais flexível, sendo que o trimestre que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é dedicado aos campos das artes, da cultura, ao estudo de línguas, de disciplinas optativas.

Esse trimestre é aberto a estudantes, à comunidade e a alunos de outras instituições de ensino superior. Todos os conteúdos são ministrados por professores convidados e visitantes. Nesses três meses também é possível ao estudante da Unilab refazer alguma disciplina que não tenha obtido nota suficiente no trimestre anterior.

Na avaliação do reitor, é impressionante o interesse que o trimestre cultural desperta no campus da Liberdade, que é a sede da universidade, em Redenção (CE). A abertura do trimestre será na próxima segunda-feira, 28. Terça-feira, o professor Marco Antonio Dias, conselheiro especial da Universidade das Nações Unidas e ex-diretor da divisão de ensino superior da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), fala sobre Educação Superior no Século 21.

Histórico

Com sede em Redenção, cidade distante 63 quilômetros de Fortaleza, a Unilab foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e a primeira turma ingressou na graduação em maio de 2011. A missão da universidade é promover a integração do Brasil com os países de língua portuguesa pela via da educação.

A universidade funciona hoje no antigo centro administrativo da prefeitura de Redenção, cedido para as atividades. A expectativa do reitor é iniciar, em 2012, as obras do campus das Auroras, situado no maciço Baturité, entre os municípios de Redenção e Acarape, em terreno doado à Unilab pelo governo do Ceará.

Fonte: Ministério da Educação