Bélgica chega a acordo sobre orçamento; governo pode ser formado
Os partidos políticos da Bélgica negociando uma coalizão chegaram a um acordo sobre o Orçamento de 2012, visto como o maior obstáculo para a formação de um governo, e o rei Albert pediu rápidos passos para a formação de um novo gabinete.
Publicado 26/11/2011 13:13
"O rei está contente que um acordo foi atingido. O rei instruiu a formação de um governo o mais rápido possível", segundo comunicado.
O acordo foi obtido após 17 horas de negociações entre seis partidos francófonos e flamengos da Bélgica, abrindo a via para uma solução à crise política que paralisa a Bélgica desde junho de 2010.
A informação foi confirmada pelo possível futuro primeiro-ministro Elio Di Rupo.
A Bélgica está sem um governo formal desde as últimas eleições que ocorreram em junho do ano passado. O país vem sendo dirigido por um gabinete provisório.
A União Europeia exige que a Bélgica economize 11,3 bilhões de euros para que o país consiga reduzir seu deficit para abaixo de 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem.
Na sexta-feira, a agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu a nota soberana da Bélgica para de "AA+" para "AA", citando preocupações sobre a capacidade de captação de recursos pelo país e pressões de mercado em meio à crise da zona do euro. As "incertezas políticas" também contribuíram para o rebaixamento.
Com Folha.com