Israel ameaça cortar água e luz de Gaza
O governo de Israel ameaçou neste sábado (26) cortar o fornecimento de água e eletricidade para a Faixa de Gaza caso Fatah e Hamas formem um governo de unidade nacional. Os líderes Mahmoud Abbas, do Fatah, e Khaled Meshal, do Hamas, anunciaram na última quinta (24) uma nova "parceria" entre os principais grupos palestinas após negociações de reconciliação no Cairo.
Publicado 27/11/2011 17:37
"O ministro das Relações Exteriores está examinando a possibilidade. Ele analisa cortar a infraestrutura de Gaza", disse o vice-ministro israelense das Relações Exteriores, Danny Ayalon ao site do Yediot Aharonot. Segundo ele, um acordo "transformaria a ANP (Autoridade Nacional Palestina) em uma entidade terrorista e colocaria um fim à esperança de um acordo de paz".
Em represália à aproximação entre Fatah e Hamas, ministros israelenses decidiram na sexta-feira (25) manter congelada uma transferência de milhões de dólares em impostos de palestinos à ANP. No dia 21, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que Israel deveria voltar a transferir os impostos, que representam dois terços da renda da ANP e cuja transferência tinha sido interrompida em 1 de novembro devido ao pedido da Palestina para ingressar nas Nações Unidas.
Em janeiro, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia ameaçado cortar o fornecimento de água e eletricidades para Gaza, governada pelo Hamas desde 2008. Israel permanece controlando a água e 70% da rede elétrica — o resto é controlado pelo Egito e por plantas locais.
Com Opera Mundi