Sem categoria

Centrais e movimentos fazem ato na terça pela queda dos juros

As centrais sindicais e movimentos sociais realizam terça-feira (29), às 10 horas, um ato pela redução da taxa básica de juros, que atualmente é de 11,5%. A manifestação será em frente ao Banco Central, em São Paulo, na Avenida Paulista, 1804.  Entre as entidades estão a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

A mobilização se dá por causa da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), deste ano, na terça (29) e quarta-feira (30), quando deverá decidir sobre o nível da taxa de juros básica da economia, a Selic.

Leia também:
Copom inicia última reunião do ano; Selic deve voltar a cair
 
A expectativa dos movimentos sociais (e do mercado financeiro), é que haja uma nova redução, que seria a terceira queda seguida, durante o governo da presidente Dilma Rousseff.

O presidente da CTB, Wagner Gomes, enfatizou que a mobilização de toda a classe trabalhadora é fundamental para pressionar a queda dos juros no Brasil. “Se nós não nos mexermos, do outro lado certamente os representantes do capital financeiro irão pressionar para que o país continue com juros exorbitantes”, afirmou Wagner Gomes.

Para ele, a diminuição dos juros representa um estímulo para a criação de novos empregos e o aumento da produção no país. “Uma nova queda nos juros será um sinal claro de que o Banco Central está atento aos riscos que a crise internacional pode representar para o Brasil. Se quisermos manter os baixos níveis de desemprego e manter o país em uma rota de desenvolvimento, temos que lutar com firmeza por esse avanço”, defendeu o presidente da CTB.

Serviço

Ato pela Queda nos Juros
Dia: Terça-feira, 29 de novembro
Horário: 10 horas
Local: Sede paulista do Banco Central – Av. Paulista, 1804

Da Redação do Vermelho, com informações da CTB