PCdoB Minas realiza reunião da nova comissão política estadual

A comissão política estadual do PCdoB-Minas reuniu-se nesta segunda-feira ( 28) na sede estadual do Partido em Belo Horizonte. Esta foi a primeira reunião da Comissão Política eleita na última reunião do comitê estadual.

A presidente estadual do Partido e deputada federal, Jô Moraes, fez a fala de abertura da reunião sobre o quadro político internacional e nacional referenciada na última reunião da comissão política nacional.

No plano internacional, Jô Moraes destacou o alto nível de imponderabilidade dos desdobramentos da atual fase da crise econômica do capitalismo. “A crise se aprofunda e as forças que estão no comando dos países centrais do capitalismo são as mesmas que permitiram que suas economias nacionais fossem dirigidas pelos mercados”, disse Jô Moraes.

Sobre o curso político no Brasil, ela enfatizou a oportunidade que a crise econômica em curso abre a realização de um novo pacto político para o desenvolvimento nacional entre os trabalhadores e o setor da produção nativo, deslocando o setor rentista. Neste sentido, merecem holofotes a posição firme da presidenta Dilma de fazer a taxa de juros cair.

A respeito das medidas tomadas pelo Partido a cerca dos ataques que vem sofrendo da mídia conservadora, Jô ressalta que o PCdoB reforçará o lançamento das pré-candidaturas comunistas a prefeito e à prefeita pelo país a fora e que em Minas deve fazer o mesmo. O Partido também dará maior centralidade na luta pela reforma dos meios de comunicação e contra o monopólio da mídia.

No debate sobre o tema os membros da CP reforçaram os pontos centrais apresentados e concluíram que neste momento de crise econômica e ofensiva da direita midiática nativa é imperativo o reforço das posições partidárias.

Em seguida a secretária estadual de Formação fez o balanço parcial da difusão do vídeo do curso do programa socialista. Segundo ela, tem sido muito positivas as atividades realizadas até agora, mas é preciso manter o ritmo para atingirmos todos os filiados do partido em Minas até maio de 2012.

A reunião também decidiu que o partido fará no inicio do próximo ano dois seminários: um de planejamento estratégico de gestão para a direção partidária e outro com os pré-candidatos ao executivo e ao legislativo nas eleições de 2012. Deliberou-se também a convocação da comissão estadual dos 90 anos do PCdoB para planejar as atividades de comemoração do aniversário do partido e iniciar a campanha de arrecadação de fundos para as mesmas, através de bônus a ser vendido à militância e aos amigos do Partido. 

Da redação do Vermelho-Minas