Sem categoria

Ministros participam da abertura da 12ª Conferência das Cidades

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove nesta terça e quarta-feira (29 e 30) a 12a Conferência das Cidades. O evento vai abordar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no enfrentamento das mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais.

A abertura oficial, no auditório Nereu Ramos, com a presença dos ministros das Cidades, Mário Negromonte; da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffman e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, acontece às 19 horas, mas durante toda tarde já haverá eventos da programação técnica.

O primeiro painel está marcado para às 15 horas e vai tratar da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos: a Visão do Parlamento. Às 16 horas, o painel é sobre a Legislação e Gestão Ambientalmente Correta dos Resíduos; e o terceiro painel do dia, às 17 horas, vai discutir sobre a globalização, cidades e gestão de Resíduos Sólidos.

O Brasil produz 161.084 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia, segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2088) do IBGE. A Região Nordeste apresenta a situação mais crítica, com a maior geração diária de resíduos por habitante e 51% dos 1.688 lixões espalhados pelo País.

A situação exige soluções para a destinação final dos resíduos no sentido de aumentar a reciclagem e diminuir o seu volume, ou seja, é preciso ter menos lixo e só enviar para os aterros os rejeitos.

Também devem participar da abertura do evento o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Paulo Ziulkoski; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos; João Coser; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade.