Sem categoria

ONU: Atividade humana provocou década mais quente desde 1850

13 dos mais quentes anos registrados ocorreram durante a última década e meia, prova que o aquecimento global é uma realidade, Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (29).

O ano de 2011 registrou o recorde como o mais quente que já foi mensurado, disse o MMO. “A nossa ciência é sólida e prova inequivocamente que o mundo está aquecendo e que esse aquecimento resulta das atividades humanas", disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

"As concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera têm atingido novos picos muito rapidamente próximos a 2 e 2,4 graus centígrados de aumento na temperatura média global”.

Cientistas consideram que qualquer aumento na temperatura acima de dois graus pode desencadear mudanças irreversíveis e muito além das previstas tanto em terra como no oceano.

O período de tempo de 2001 a 2011 é considerado como o mais quente desde 1850, diz o relatório. O ano de 2011 aparece no ranking como o 10º mais quente desde 1850, quando começaram as medições mais precisas.

Com informações da AFP

Atualizada às 16h44 para correção de informações