Sem categoria

Escola Virtual do Mercosul, mais uma ferramenta para integração

Na próxima terça-feira (6), será realizado no auditório da Biblioteca Nacional, em Brasília, o evento de lançamento da Escola Virtual do Mercosul, rede de formação e capacitação virtual, integrada por especialistas e instituições de reconhecimento internacional e com representação nos quatro países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai -, que tem como objetivo desenvolver a economia digital e promover a integração econômica no bloco.

A Escola Virtual do Mercosul é um dos principais resultados do projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul. Entre os benefícios para o bloco Mercosul estão reduzir as assimetrias no acesso ao Comércio Eletrônico e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); além de promover negócios pela internet, no Mercosul e América Latina.

O Ministério da Ciência e Tecnologia informa ainda que a Escola vai contribuir para o crescimento econômico no bloco, além de desenvolver e consolidar a Sociedade da Informação nos países do Mercosul, através do aumento da capacitação.

A Escola Virtual do Mercosul terá cursos de capacitação online, serviços de informação e comunidades de prática, para micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, e organizações, dos setores privado e público, nas esferas federal, estadual e municipal, além de atores da sociedade civil.

Entre os produtos oferecidos estão cursos de formação prática, com a presença de tutores especializados; oficinas; conferências; seminários e fóruns online; com conteúdos de alta qualidade, elaborados por especialistas da área.

As temáticas desenvolvidas prioritariamente são na área de Comércio Eletrônico e abordam assuntos como negócios pela internet, segurança em assinatura digital e eletrônica, redes sociais e posicionamento web, aspectos legais, regulatórios, tributários e alfandegários de comércio eletrônico.

Na cerimônia de inauguração, além dos anfitriões – o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o embaixador da delegação da União Europeia no Uruguai, Geoffrey Barrett, estarão reunidos autoridades, especialistas e profissionais de instituições, atuantes em diferentes instâncias do poder público e privado no Brasil e no Mercosul.

De Brasília
Com informações do MCT