Sem categoria

Raul Pont (PT) desiste e PCdoB defende unidade em Porto Alegre

O presidente estadual do PCdoB-RS, deputado Raul Carrion, afirma que a desistência da pré-candidatura de Raul Pont (PT) `a prefeitura de Porto Alegre deve fazer com que os petistas compreendam a importância da manutenção da unidade das forças que elegeram Tarso Genro governador.

Raul Pont, que além de deputado estadual é presidente do PT no estado,  anunciou a desistência em nota distribuída à imprensa nesta quarta-feira (30). Ele explicou que o motivo foi não ter alcançado um consenso na sigla e que a atitude é para ajudar na construção da unidade partidária.

Com a decisão, apenas um nome mantém a pretensão de candidatura própria do PT. Trata-se do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. A escolha entre os dois parlamentares ocorreria neste sábado.

Unidade

Porém, para o presidente do PCdoB a decisão de Pont deve servir como forma de buscar ainda mais a unidade das forças progressistas para a disputa na capital gaúcha. “Sempre que estivemos separados perdemos”, destacou o dirigente, citando como exemplo as eleições municipais de 2008.

Carrion afirmou que "a unidade da esquerda em Porto Alegre, com postura política ampla, é o caminho para construirmos a vitória de um novo projeto para a capital." Segundo ele, foi exatamente esta construção que permitiu a vitória de Tarso ainda no primeiro turno para o governo do estado.

Apesar de defender uma aliança, Carrion afirmou que o PCdoB respeita e considera legítimos os movimentos dos partidos ao apresentarem seus nomes para a disputa, mas enfatiza que é preciso manter o espaço de diálogo visando a construção da aliança em torno do melhor nome, que tenha condições de mobilizar amplas forças políticas e sociais e garanta a vitória eleitoral.
"Continuaremos abertos a este debate, buscando atrair outras forças que estejam comprometidas em renovar Porto Alegre", afirmou o comunista.

Manuela prefeita

O PCdoB em todas as instâncias, nacional, estadual e municipal já definiram a prioridade da candidatura da deputada federal Manuela D`Ávila para a disputa da prefeitura de Porto Alegre.
Em 2008, Manuela ficou em terceiro lugar. Na eleição de 2010, ela consagrou-se a deputada federal mais votada da história do estado, ultrapassando os 500 mil votos.

De Brasília,
Kerison Lopes