PCdoB/CE elege nova Comissão Política e Secretariado

Em reunião realizada no último sábado (03), os 63 membros eleitos para o Comitê Estadual durante a 20ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará elegeram sua nova direção que irá atuar no biênio 2011/2013. Durante o encontro, foram escolhidos a nova Comissão Política Estadual, o secretariado e as comissões auxiliares que atuam no cotidiano partidário.

Esta foi a segunda reunião com os novos membros do Comitê Estadual. A primeira havia sido realizada durante a 20ª Conferência, quando foram referendados os cargos de Presidente e Vice, respectivamente Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) e Luís Carlos Paes; Secretária de Finanças, Sônia Maria Pinheiro, e Secretário de Organização, Abel Rodrigues. “Esta definição inicial foi para não ter vazios nesse período entre a Conferência Estadual e a nova reunião do Comitê Estadual, quando foram escolhidas as demais funções”, informou Rodrigues.

O segundo encontro, segundo o Secretário de Organização, além da atualização política, foi focado na montagem do sistema estadual de Direção. “Apresentamos e detalhamos propostas de inovação ao nosso atual sistema”, confirmou.

A direção eleita pela 20ª Conferência do PCdoB cearense deverá se basear nas tarefas designadas durante o encontro estadual dos comunistas. “A Conferência é o fórum máximo que define os desafios da direção tanto para os próximos anos quanto especificamente para o biênio novembro/2011 – novembro/2013 As propostas deste encontro estadual devem ser a referência para as atividades a serem desenvolvidas pela direção e todos os demais organismos partidários”, ratificou Rodrigues.

Dentre as atividades, o dirigente comunista destaca uma maior divulgação do Programa Socialista junto à militância e à população; empenho na frente eleitoral para ampliar o crescimento do PCdoB nas eleições de 2012, traduzido em metas alcançáveis em cada município; reforçar o papel dos movimentos sociais e populares como elemento impulsionador das mudanças; maior participação no debate de ideias; aprimorar o funcionamento de todos os organismos partidários; projeto de dobrar o número de filiados de 18mil no Ceará para cerca de 35mil em dois anos; estruturação do departamento estadual de quadros; melhorar as condições físicas e materiais do Partido; empenho na formação de novos quadros, iniciando com a massificação do Curso sobre o Programa Socialista e ainda a comemoração dos 90 anos do PCdoB, que acontecerá em 2012.

“Nosso grande desafio é botar o coletivo em movimento. Os 63 membros eleitos para o Comitê Estadual receberam a confiança do coletivo partidário para dirigir o Partido. Esta não é questão de status, mas deve ser encarada como tarefa prioritária diante de qualquer outra”, ressaltou Abel Rodrigues que acrescentou: “Devemos atender à expansão do Partido e toda a complexidade que ela traz, além de atuar nas diversas frentes de trabalho. Para isso, precisamos de um sistema de direção complexo e afinado”.

Sistema de direção estadual do PCdoB

Fazem parte desta engrenagem que move o PCdoB no Ceará o Comitê Estadual (órgão máximo de direção que tem caráter eminentemente político); a Comissão Política (um concentrado do Comitê Estadual, com um funcionamento mais assíduo); e o Secretariado (que tem a função preponderantemente executiva, coordenando todas as ações partidárias no âmbito do estado).

O Comitê Estadual trabalhará neste mandato com onze secretarias: Política; de Organização; de Formação e Propaganda; de Comunicação; de Finanças; de Movimentos Populares e Sociais; Sindical; de Juventude; de Mulheres; Secretaria Comunitária e Secretaria de Ações Institucionais e Políticas Públicas.

“Na reunião deste sábado, além da eleição dos 31 membros da Comissão Política e Secretariado, com nove componentes, também escolhemos os representantes do Comitê Estadual que farão parte do Grupo de Trabalho para as eleições de 2012. Foram definidos ainda a composição das comissão auxiliares de Controle, das seções estaduais da Fundação Maurício Grabois e do CEBRAPAZ, da Escola Estadual de Formação, bem como dos diversos fóruns que integram o sistema de direção estadual, incluindo o Fórum de Movimentos Sociais aprovado pela recente Conferência. Foi uma reunião bastante proveitosa, com espírito de empolgação e boas perspectivas de trabalho que marcaram a 20ª Conferência. Consideramos que ano que vem iremos fazer ainda melhor que nos anos anteriores”, avaliou Rodrigues.

Comissão Política Estadual

Abel Rodrigues (Secretaria de Organização)
Ailson Duarte
Ana Lúcia Viana
Andrea Oliveira
Benedito Bizerril
Cabo Chico (Secretaria de Movimento Comunitário)
Carlos Augusto Diógenes – Patinhas (Presidente)
Chico Lopes
Eliana Gomes
Francileuda Soares (Secretaria de Mulheres)
Francinet Cunha
Gabriel Rochinha (Secretaria de Juventude)
Gilvan Paiva (Secretaria de Ações Institucionais e Políticas Públicas)
Inácio Arruda
Inácio Carvalho (Secretaria de Comunicação)
Ivo Braga
Joan Edesson
João Ananias
José Simão
Luciano Simplício (Secretaria Sindical)
Luís Carlos Paes (Vice-presidente)
Lula Morais
Mariano Freitas
Messias Pontes
Nágyla Drumond (Secretaria de Movimentos Sociais)
Neide Freitas (Secretaria de Formação e Propaganda)
Professor Antônio
Rubens Bastos
Sônia Pinheiro (Secretaria de Finanças)
Teresinha Braga Monte
Viviane Rodrigues (Departamento Estadual de Quadros)

Secretariado

Abel Rodrigues
Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) 
Gabriel Rochinha
Inácio Carvalho
Luciano Simplício
Luís Carlos Paes
Neide Freitas
Sônia Pinheiro
Viviane Rodrigues

Comissão Estadual de Controle

Joan Edessom
Teresinha Braga
Francisco Soares (Cabo Chico)

De Fortaleza,
Carolina Campos