Sessão na AL-BA homenageia atuação política de Haroldo Lima

Em uma Sessão Especial na próxima segunda-feira (12/12) a Assembléia Legislativa concederá o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira ao dirigente nacional do PCdoB e presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima. Organizado pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o evento está marcado para as 9h30, no Plenário da Casa.

Criado em 1993, o título de “Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira” é concedido aos brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e sócio-econômico do Brasil.

Haroldo Lima com certeza é merecedor deste título, por sua atuação destacada em defesa da liberdade e da democracia no país. Nascido em Caetité, no sul do estado, em 1939, começou sua militância política no movimento estudantil, passando pela Juventude Universitária Católica, União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Continua sua militância no Partido Comunista, sendo preso diversas vezes e torturado por sua oposição à ditadura militar. Com a redemocratização do país, é eleito deputado federal por cinco vezes. Em 2002, assumiu a direção da ANP, cargo em que permanece até o dia 11 de dezembro, quando finda o seu segundo mandato.

Para o deputado Álvaro Gomes, a condecoração de Haroldo Lima é também uma forma de homenagear a todos os companheiros que tiveram a vida ceifada na luta contra a ditadura militar no Brasil, em especial a quem, com a sua formação, continua contribuindo para o desenvolvimento do país.

De Salvador,
Eliane Costa