Chávez brinca com anúncio em que ele "beija" Obama
Quase um mês após o lançamento da polêmica campanha da marca Benneton, que mostra líderes políticos e religiosos se beijando, o venezuelano Hugo Chávez descobriu ter "beijado" o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – na montagem, claro. Embora a propaganda tenha desagradado o Vaticano e a Casa Branca, ela recebeu comentários bem humorados do presidente da Venezuela na última terça-feira (6).
Publicado 08/12/2011 10:47

A imagem foi apresentada para Chávez por jornalistas. Antes de ver ele ironizou: "E como Obama aparece? Com os olhos fechados, parece inspirado?". Repórteres e ministros que estavam no local riram.
"Oh, é só um selinho", brincou Chávez, arrancando mais risadas. A estratégia da campanha publicitária e o dono da ideia foram elogiados pelo presidente. "Eu daria um reconhecimento ao idealizador, acho que é uma boa brincadeira", disse. "De verdade, não me importo. São coisas desse mundo, eu acho que é uma estratégia propagandista", acrescentou o governante.
A Benetton afirmou que criou a campanha mundial Unhate com o objetivo de se opor à cultura do ódio e alertar a população global em relação à proximidade entre os povos, crenças, culturas e a compreensão pacífica das razões dos outros.
O tema central é o beijo – o símbolo mais reconhecido do amor – entre líderes políticos e religiosos do mundo. Nas propagandas, se beijam personalidades como Barack Obama e o líder chinês Hu Jintao; o Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de AL-Azhar no Cairo (o mais importante centro de estudos islâmico sunita do mundo); o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu.
Com agências