Sem categoria

Seminário do Ipea discute PNE na quarta, em Brasília

Um seminário marcado para quarta-feira (14) vai abordar Financiamento da educação pública no Plano Nacional de Educação (2011-2020), em discussão na Comissão Especial da Câmara. O evento será das 9h às 17h, na sede do instituto, em Brasília (DF), e contará com a presença de parlamentares, pesquisadores e representantes de movimentos sociais como Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi convidado mas ainda não confirmou.

A atividade é promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e tem como objetivo de reunir representantes do governo e entidades do setor para discutir as propostas apresentadas para o PNE, especialmente os mecanismos de financiamento da expansão da educação pública no Brasil.
 
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010, prevê dez diretrizes e 20 metas que orientarão o planejamento da educação no país.
 
A participação de Haddad está prevista na  mesa de abertura, juntamente com  o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Em seguida acontece a primeira mesa de discussão abordará o financiamento da educação pública no plano, e terá participação do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), de Jorge Abrahão de Castro, do Ipea e de Eliza Ferreira, da Anped.

Outra mesa falará sobre o financiamento da educação sob o ponto de vista das entidades, onde o presidente da UNE participará, além de representantes de outros movimentos como Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e também secretária de Educação de São Bernardo do Campo (SP); e Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE). 

A terceira e última mesa ocorrerá no final da tarde com o enfoque: investimento em educação pública e desenvolvimento nacional. Participarão Marcio Pochmann, Nelson Amaral, da Anped e Luciana Acioly, do Ipea.

Os intereressados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo email [email protected] . O endereço da sede do Ipea em Brasília é: Brasília, SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo.

da redação com informações do Ipea