Sem categoria

Conferência da Juventude aprova democratização no Ensino Técnico

Foram aprovadas propostas sobre a democratização no acesso e permanência no Ensino Superior e Ensino Técnico no terceiro dia da 2ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília (DF), no domingo (11). Durante as plenárias de eixo, as propostas votadas nos Grupos de Trabalho do dia anterior foram, novamente, à votação.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), de maneira unificada, defenderam suas propostas durante as plenárias. “Nosso balanço é positivo, construímos convergências entre muitos setores da juventude e esse é justamente o caráter da entidade”, comemorou o Diretor Jurídico da UNE, Renan Alencar, participante do Grupo de Trabalho de Ensino Superior, que aconteceu no sábado (10), e da plenária do Eixo 1, realizada durante a tarde de ontem (11).

A vice-presidente da UNE, Clarissa da Cunha, ressaltou a importância das discussões promovidas pelo movimento estudantil acerca do Plano Nacional de Educação (PNE) como fator crucial na qualificação dos debates da conferência: “Tudo o que acumulamos na discussão do PNE nos trouxe muito gabarito o que qualificou muito a participação da UNE”, comentou.

A aprovação do PNE, com a aprovação de uma meta de investimento público da educação em 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ainda esse ano é uma das reivindicações Ocupe Brasília, que desde a terça-feira (6) mobiliza centenas de estudantes, muitos deles delegados na Conferência, acampados em frente ao Congresso Nacional para pressionar deputados e senadores pela aprovação de projetos importantes para a juventude, como a aprovação do Estatuto da Juventude e a regulamentação da meia-entrada para estudantes.

Políticas de Assistência Estudantil e acesso à universidade no centro do debate

Durante o Grupo de Trabalho de Ensino Superior do Eixo 1, que aconteceu sábado, três propostas de políticas públicas foram aprovadas e levadas à Plenária do Eixo 1, ontem. Para Renan Alencar a convergência alcançada entre diversos coletivos e setores da juventude é uma demonstração da centralidade do tema da educação para a juventude. Ele ainda espera que essa unidade reforce a luta do movimento Ocupe Brasília: “Esperamos que depois da conferência ainda mais estudantes venham para o acampamento”, afirmou o diretor da UNE.

“Aprovamos programas de ampliação de vagas públicas, com meta até 2020, e isso é um acúmulo nosso do PNE, que é a meta de expandir o ensino público. Isso é central para nós e foi aprovado”, complementa Clarissa.

Ubes defende programas de acesso ao Ensino Tecnico

O Ensino Técnico também foi tema de um Grupo de Trabalho. Como facilitadora, o grupo contou com a nova presidente da UBES, Manuela Braga, que tomou posse na quinta-feira (8), no acampamento do Ocupe Brasília.

Para ela, o debate no GT de Ensino Técnico, do qual participou, mostra o momento que a juventude vive hoje, que é “de ampliar os direitos e o acesso. Ontem, nós aprovamos propostas de criação e ampliação de escolas técnicas, de fiscalização da implementação dessas políticas e de assistência”.

Com informações do EstudanteNet