Sem categoria

Estudantes intensificam ações no Ocupe Brasília

O Ocupe Brasília promete intensificar as atividades na Esplanada dos Ministérios, onde foi armado um acampamento, que abriga 220 jovens de 23 estados, para reivindicar a aprovação de pautas que beneficiam os estudantes. Hoje, eles realizaram o Campeonato Nacional da Meia, partida que faz alusão à luta das entidades estudantis para garantir o direito à meia-entrada nos jogos da Copa 2014.

Na quarta-feira (14), está prevista a votação do Estatuto da Juventude, na Comissão de Constituição e Juventude (CCJ) do Senado. Segundo o grupo, a ideia é mobilizar a sociedade em favor do texto que, se aprovado na comissão, seguirá para votação no plenário do Senado.

O Estatuto da Juventude prevê transporte público gratuito para os estudantes, meia passagem nos transportes interestadual e intermunicipal para os jovens de 15 a 29 anos e a meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer. Eles também defendem a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014. Além disso, estão previstos o financiamento estudantil em faculdades privadas reconhecidas, pelo Ministério da Educação, e ações para garantir o acesso ao ensino superior a jovens negros, indígenas, com deficiência e oriundos de escola pública.

Entre as reivindicações dos estudantes também está o pedido de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação. Atualmente, o Brasil investe cerca de 5% de seu PIB no setor.

Conferência

Os estudantes participam de hoje (9) até segunda-feira (12) da 2ª Conferência Nacional da Juventude, espaço voltado para a sociedade civil, especialmente os jovens, para debater as pautas do  processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas para a juventude. São esperados jovens de movimentos e organizações juvenis, redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude.

Visitas

O acampamento vem recebendo visitantes ilustres como o deputado Marco Maia (PT-RS), os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e a senadora Ana Rita (PT-ES). Também estiveram no local para dar apoio ao grupo a as deputadas Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), Luciana Santos (PCdoB-PE), Jô Moraes (PCdoB-MG) e Fátima Bezerra (PT-RN),

Pedágio

Os acampados também realizaram pedágios nas avenidas que cortam a Esplanada, com objetivo de arrecadar dinheiro para compra de alimentos, produtos de limpeza e materiais de confecção de cartazes.

Com agências